06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8851
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino de Geografia - Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha
Autor(es): Silva, Vanessa Feitoza da
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luã Karll de
Resumo: Nesta investigação descrevemos e analisamos o impacto da pandemia da Covid-19 no ensino de geografia na Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha. Na escola que foi realizada a pesquisa está localizada no município de Pariconha, no Sertão Alagoano, extremo Oeste do estado. A ideia do estudo surgiu através do atual momento em que estamos vivendo com a chegada da Covid-19 que é uma infecção respiratória aguda grave com uma grande transmissibilidade e de distribuição global, causada pelo SARS-CoV-2. A pandemia da Covid19 iniciou dia 31 de dezembro de 2019 com seu primeiro caso na China e chegou no Brasil em 26 de fevereiro de 2020, com a chegada do vírus no Brasil e com a sua disseminação provocou o isolamento social como forma de segurança para a população, o mesmo provocou vários impactos e um deles foi o fechamento temporário de alguns ambientes, sendo um deles a escola. Em meio a está pandemia na qual precisamos enfrenar a quarentena e o isolamento social, ocasionou o fechamento das escolas temporariamente e com isso houve a necessidade de uma organização para que as aulas voltassem com segurança tanto para alunos como para os educadores, então foi necessário fazer uma transição de ensino presencial para ensino remoto. Graças aos meios tecnológicos que já se faziam presentes em nossas vidas, foi possível levar a educação para os alunos, mesmo diante de muitas dificuldades pois os impactos em relação a esse meio de ensino são muitos. Neste presente estudo tecemos a discussão do referencial teórico, trazendo estudos sobre tecnologias, pesquisas sobre a Covid-19 e ressaltando leis que surgiram neste período. Tomados sobe uma abordagem quali-quantitativa, pois foi necessário realizar tanto a quantificação dos dados quanto a interpretação dos mesmos. Foi realizado de forma presencial o questionário para cento e vinte e nove (129) entrevistados, sendo eles cento e vinte e sete alunos (127) e dois (02) professores. Assim como previsto a princípio, a partir da pesquisa realizada foi possível compreender os grandes impactos ocasionados pela covid-19 em todo o mundo, e especial nas redes escolares, pois diante da coleta de dados realizada foi possível ver que as avaliações foram negativas em relação ao ensino remoto, pois não contribuiu para o conhecimento de muitos, pela dificuldade em acessar as aulas, por não terem habilidades e/ou os recursos necessários para participarem das aulas remotas.
Abstract: In this investigation we describe and analyze the impact of the Covid-19 pandemic on the teaching of geography at the State School of Basic Education of Pariconha. The school that the research was carried out is located in the municipality of Pariconha, in the hinterland of Alagoas, in the extreme west of the state. The idea for the study arose through the current moment we are living with the arrival of Covid-19, which is a severe acute respiratory infection with great transmissibility and global distribution, caused by SARS-CoV-2. The Covid-19 pandemic started on December 31, 2019 with its first case in China and arrived in Brazil on February 26, 2020, with the arrival of the virus in Brazil and its spread, causing social isolation as a form of security. for the population, it caused several impacts and one of them was the temporary closure of some environments, one of them being the school. In the midst of this pandemic in which we need to face quarantine and social isolation, it caused the closure of schools temporarily and with that there was a need for an organization so that classes could return safely for both students and educators, so it was necessary to do a transition from faceto-face teaching to remote teaching. Thanks to the technological means that were already present in our lives, it was possible to bring education to students, even in the face of many difficulties because the impacts on this teaching environment are many. In this present study, we discuss the theoretical framework, bringing studies on technologies, research on Covid-19 and highlighting laws that emerged in this period. Taken from a quali-quantitative approach, as it was necessary to perform both data quantification and interpretation. The questionnaire was carried out in person for one hundred and twenty-nine (129) respondents, being one hundred and twenty-seven students (127) and two (02) teachers. As predicted at first, from the research carried out, it was possible to understand the great impacts caused by covid-19 worldwide, and especially in school networks, because in the face of the data collection carried out, it was possible to see that the evaluations were negative in relation to to remote teaching, as it did not contribute to the knowledge of many, due to the difficulty in accessing classes, for not having the necessary skills and/or resources to participate in remote classes.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs
Ensino remoto
COVID-19
Pandemia
Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha
Impacts of Covod-19
Use of Technologies
Remote Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Vanessa Feitoza da. O impacto da pandemia da COVID-19 no ensino de Geografia - Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8851
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Impacto da Pandemia da Covid-19 no ensino de Geografia - Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.