00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Bordadeiras de sabedorias: mulheres idosas e suas pedagogias clandestinas
Título(s) alternativo(s): Embroiderers of wisdom: elderly women and their clandestine pedagogies
Autor(es): Bleinroth, Maria Laura Medeiros
Primeiro Orientador: Oliveira, Érika Cecília Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Jaileila de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luiza Rodrigues de
Resumo: O fio condutor dessa pesquisa traceja pela educação de mulheres idosas em territórios não convencionais. A educação escolar nem sempre se constituiu como de direito para as mulheres e, quando foi possível, outras delimitações permaneceram inviabilizando o acesso e a permanência a esse contexto. No entanto, isso não significa ausência de processos educativos e formativos, visto que são sujeitas de outros espaços, outras pedagogias e outros saberes que germinaram nos itinerários de suas existências e em seus modos de vida. Trata-se de difundir e fortalecer a existência de um vínculo estreito entre educação e o chão pisado, permeado por sabedorias e conhecimentos outros. As interlocutoras da pesquisa são quatro mulheres idosas inseridas em um coletivo de bordado de Alagoas, o Bordazul. A pesquisa teve como objetivo geral compreender práticas de subjetivação de mulheres idosas em diferentes espaços educativos não convencionais. Como objetivos específicos, o estudo buscou localizar espaços educativos não convencionais em que as mulheres idosas se encontram imersas; evidenciar as memórias de mulheres idosas acerca dos seus itinerários educacionais, bem como as implicações de gênero nesses processos; discutir os significados atribuídos pelas mulheres idosas aos seus processos educativos. Com base no referencial teórico dos feminismos subalternos e outros conhecimentos não-hegemônicos, as memórias e emoções foram utilizadas como recursos epistêmicos e metodológicos, possibilitando uma escrita memorialística. Com isso, foi possível tecer cartas que sinalizam o lugar epistêmico de onde surge a pesquisa. O “pesquisarCom”, proposto por Márcia Moraes, e a consideração de uma pesquisa engajada, inspirada em bell hooks, auxiliaram a construção dos passos metodológicos, visto que estabelecem o comprometimento e a articulação de uma postura ombro a ombro entre as sujeitas pertencentes ao processo. Os encontros aconteceram através de ligações e um contato inicial presencial. A estratégia utilizada nos encontros foi a realização de conversações, demarcando a importância de nutrir um diálogo para a construção de um envolvimento subjetivo. A forma de registro se deu através da gravação dos encontros. A partir das ressonâncias das conversações foram construídas contações a fim de contextualizar as interlocutoras e seus processos formativos/educativos. Por fim, constatou-se que as mulheres nasceram na zona rural e tiveram em suas vidas intersecções de poder que se reverberaram na impossibilidade de inserção ao ensino formal. O trabalho durante a infância e vida adulta, a distância da escola, casamento, o cuidado com os filhos e outros fatores se apresentam como dificuldades em comum nas narrativas dessas sujeitas. A educação para essas mulheres é concebida e indissociada do cotidiano, em que suas aprendizagens e pedagogias transcorrem a partir do observar e fazer junto. A oralidade e as mãos se apresentam como vias para a construção e transmissão de sabedorias e conhecimentos. Na atualidade, o bordado surge como uma ferramenta política e de agenciamento, em que constroem um espaço e uma comunidade de aprendizagem.
Abstract: The guideline of this study goes through the education of elderly women in non-conventional territories. Education was not always a right for women and, When possible, other boundaries remained unfeasible for their access and permanency in this context. However, this fact does not mean the absence of educational and formative processes, whereas they are susceptible to other spaces, other pedagogy and wisdom that developed the itineraries of their existence and lifestyle. It is about disseminating and fortifying the existence of a tight bond between education and the ground They stand, which is full of wisdom and other knowledges. The interlocutors of this study are four elderly women inserted in a collective work of embroidery at the State of Alagoas, called Bordazul. The research had the main goal of comprehend practises of subjectification of these women in different non-traditional learning spaces. As specific goals, the study sought to localise these non-traditional learning spaces that elderly women are found immersed; to evidence the memories of these women about their educational itineraries, as well as the implications of gender in these processes; and to discuss the meanings by the female elders in their educational processes. Based on the theoretical framework of subaltern feminisms and other non-hegemonic knowledge, the memories and emotions were used as epistemic and methodological resources, enabling a memorial writing. With that, it was possible to formulate letters that signalise the epistemic place where the study begins. The “pesquisarCom”, proposed by Márcia Moraes, and the consideration of a committed work, inspired by bell hooks, supported the construction of methodological steps, considering that They establish the commitment and articulation of a side by side posture among the subjects that belongs to the process. The meetings happened through calls and an initial face-to-face contact. The strategy used at these meetings was the act of conversation, demarcating the value of growing a dialogue for the construction of a subjective involvement. The registration form was done by recording the meetings. From the resonances of the conversations was constructed some storytelling that could contextualise the interlocutors and their formative/educational processes. At last, it was found that these women were born in rural areas and had some intersections of power in their lives that reverberate at the inpossibility of being inserted in a formal education. Child labour, work as an adult, the distance from home to school, marriage, parenting and other factors presented themselves as difficulties in common to the narrative of these subjects. Education for these women is conceived and interlinked in their routine, as learning and pedagogy comes in the form of observing and practising. Orality and use of hands can be considered as paths for the construction and transmission of knowledge and wisdom. Nowadays, embroidery appears as a political and agency tool, which build a space and a community for learning .
Palavras-chave: Idosas
Espaços educativos não convencionais
Pedagogia clandestina (Prática pedagógica)
Feminismo – Epistemologia
Psicologia social
Elderly women
Non-traditional learning spaces
Clandestine pedagogies
Subalterns and decolonial feminisms
Social psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BLEINROTH, Maria Laura Medeiros. Bordadeiras de sabedorias: mulheres idosas e suas pedagogias clandestinas. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8833
Data do documento: 13-ago-2021
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