00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8811
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os recursos audiovisuais no Ensino de Geografia na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Escola Municipal de Educação Básica Maria Iraci Teófilo de Castro, Taquarana – AL
Autor(es): Moura, Eliene Caires
Primeiro Orientador: Ferreira, Bruno
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Daniela Dantas de Menezes
Resumo: A Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJAI é uma modalidade de ensino da Rede Pública que tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino Fundamental e Médio de jovens e adultos que não tiveram como finalizar seus estudos no período regular, em faixas esperadas de idade. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar os principais tipos de recursos audiovisuais que os professores da disciplina de Geografia, na modalidade EJAI, utilizam em sala de aula. Para isso, foram iniciadas e revisitadas leituras sobre o tema, referências que tratam do Ensino de Geografia e os desafios que os estudantes dessa modalidade escolar enfrentam. Esses levantamentos foram realizados dentro de uma perspectiva qualitativa, em uma escola da rede básica de ensino no município de Taquarana, em Alagoas, utilizando um questionário como método de coleta de dados. Os resultados indicam que a maior parte dos professores não faz uso de recursos audiovisuais em sala de aula, nas aulas de Geografia, mesmo tendo conhecimento do seu potencial de usos. Esses profissionais, no entanto, quando questionados, enfatizam a sua importância as contribuições que podem trazer ao se trabalhar conteúdos que exigem abstração e conhecimento espacial. Outra questão apontada foi a dificuldade de uso frente a deficiências e ausências de parte desses recursos na Escola, além da falta de capacitação dos professores para trabalhar os conteúdos com o auxílio desses recursos. O estudo constitui uma provocação que visou chamar a atenção para o Ensino de Geografia na EJAI, estabelecendo um diálogo inicial com os professores.
Abstract: Nenhum
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Ensino de Geografia
Educação de Jovens, Adultos e Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância
Citação: MOURA, Eliene Caires. Os recursos audiovisuais no Ensino de Geografia na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na Escola Municipal de Educação Básica Maria Iraci Teófilo de Castro, Taquarana – AL. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia – Ensino à distância) – Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8811
Data do documento: 25-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.