00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos matemáticos da produção ceramista da comunidade remanescente do quilombo dos palmares- al na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Mathematical knowledge in the ceramic production of the Remaining Community of Quilombo dos Palmares-AL in the classroom
Autor(es): Tenorio, Jamilly Souza
Primeiro Orientador: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Brasileiro, Regina Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Odaléa Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: Esse trabalho faz discussão acerca dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos e utilizados na produção de artesanato da comunidade quilombola do Muquém e das abordagens realizadas na sala de aula da educação básica por meio dos estudos do Programa da Etnomatemática. Diante disso, tem-se como objetivo geral analisar a influência dos conhecimentos da comunidade quilombola no processo de ensino e aprendizagem da matemática de alunos do 7o ano do ensino fundamental de uma escola da região em que ela está inserida. Como objetivos específicos, procurou-se identificar as práticas e os saberes matemáticos que estão presentes na produção ceramista da comunidade com inserção na sala de aula; verificar o desempenho dos alunos em questões com conteúdos advindos da relação entre a matemática cultural e a usual; analisar um material didático para a sala de aula na perspectiva da etnomatemática, no formato de Histórias em Quadrinhos a apresentar o Produto Educacional advindo do material didático analisado. Fundamentada na metodologia por estudo de caso com abordagem qualitativa, participaram da pesquisa 9 alunos de uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental II e artesãs da comunidade do Muquém. Para coletar os dados foram utilizados: entrevista, filmagens, registros fotográficos, observações, gravações de áudios, diário de bordo da pesquisadora, questionários, atividades diagnósticas, entre outros. Utilizou-se a Análise de Conteúdo por Bardin (2011) e foram formadas categorias de análises baseadas no conhecimento matemático cultural, conhecimento prévio do aluno, implementação das Histórias em Quadrinhos, aprendizagem e desempenho. A partir dos resultados, foi elaborado o Produto Educacional Uma viagem pela Etnomatemática apresentado como uma proposta de ação pedagógica aos professores de matemática. O estudo contribuiu para as reflexões acerca das práticas de ensino do professor de matemática, da valorização do conhecimento cultural quilombola e demostrou que a relação entre os conhecimentos matemáticos culturais e os escolares facilitam a compreensão dos alunos do ensino fundamental.
Abstract: This work discusses the mathematical knowledge developed and used in the production of handicrafts in the quilombola community of Muquém and the approaches carried out in the basic education classroom through the studies of the Ethnomathematics Program. Therefore, the general objective is to analyze the influence of the knowledge of the quilombola community in the teaching and learning process of mathematics for students in the 7th year of elementary school in a school in the region where it is located. As specific objectives, we sought to identify the practices and mathematical knowledge that are present in the community's ceramic production with insertion in the classroom; to verify the performance of students in questions with content arising from the relationship between cultural and usual mathematics; to analyze a didactic material for the classroom from the perspective of ethnomathematics, in the format of Comics to present the Educational Product coming from the analyzed didactic material. Based on the methodology of a case study with a qualitative approach, 9 students from a 7th grade class of Elementary School II and artisans from the Muquém community participated in the research. The following were used to collect data: interview, filming, photographic records, observations, audio recordings, the researcher's logbook, questionnaires, diagnostic activities, among others. Content Analysis by Bardin (2011) was used and categories of analysis were formed based on cultural mathematical knowledge, prior knowledge of the student, implementation of Comics, learning and performance. Based on the results, the Educational Product A journey through Ethnomathematics was elaborated, presented as a proposal for pedagogical action for mathematics teachers. The study contributed to the reflections about the teaching practices of the mathematics teacher, the valorization of quilombola cultural knowledge and showed that the relationship between cultural and school mathematical knowledge facilitates the understanding of elementary school students.
Palavras-chave: Etnomatemática.
Educação Matemática
Comunidade Remanescente Quilombola
Ethnomathematics
Mathematics Education
Quilombola Remnant Community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: TENORIO, Jamilly Souza. Conhecimentos matemáticos da produção ceramista da comunidade remanescente do quilombo dos palmares- al na sala de aula. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional]. Título: Uma viagem pela etnomatemática.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8790
Data do documento: 21-jan-2022
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