06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8785
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A representatividade das mulheres no livro didático de geografia do ensino médio
Autor(es): Pereira, Tatiana dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Suana Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Flávia Jorge de
metadata.dc.contributor.referee2: Pavezi, Marilza
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a representatividade das mulheres nos livros didáticos de Geografia do ensino médio. O objeto de estudo foram livros de Geografia mais especificamente do 2o e 3o ano do ensino médio que tem como título “Geografia: Espaço e identidade”, com o intuito de analisar a maneira na qual as mulheres são representadas nesses livros utilizados pelos alunos do ensino médio. A pesquisa constitui-se em uma análise documental, dando ênfase aos discursos que estão direcionados as mesmas, em uma análise comparativa e analisando, quantitativamente, pela obtenção da quantidade de imagens que representa as mulheres e qualitativamente, pela leitura das imagens e os discursos direcionado a elas. Nesse contexto, o estudo se apresenta como uma possibilidade de entendermos como a presença dos homens sobressai a das mulheres nos livros didáticos do ensino médio. Eles ainda se encontram presos a estereótipos formados pela sociedade, o que nos permite afirmar como a falta de debate sobre a mulher nas escolas pode trazer sérios impactos na reprodução da sociedade.
Abstract: This research has as main objective to understand the representativeness of women in high school Geography textbooks. The object of study were Geography books more specifically from the 2nd and 3rd year of high school which has the title “Geography:Space and identity”, in order to analyze the way in which women are represented in these books used by high school students average. The research constitutes a documentary analysis, emphasizing the speeches that are directed to them and analyzing, quantitatively, by obtaining the quantity of images that women represent and qualitatively, by reading the images and the speeches directed at them. In this context, the study presents itself as a possibility to understand how the presence of men stands out from that of women in high school textbooks. They are still stuck with stereotypes formed by society, which allows us to affirm how the lack of debate about women in schools can have serious impacts on the reproduction of society.
Palavras-chave: Geografia
Livro didático
Mulher
Representatividade
Ensino médio
Woman
Representativeness
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: PEREIRA, Tatiana dos Santos. A representatividade das mulheres no livro didático de geografia do ensino médio. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8785
Data do documento: 23-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representatividade das mulheres no livro didático de geografia do ensino médio.pdf2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.