06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8784
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia nos anos iniciais e a valorização do espaço escolar: processo de ensino para um aprendizado significativo numa turma do 2° ano
Autor(es): Silva, Joelma Rocha
Primeiro Orientador: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Carla Taciane
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Fernando Pinto
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa realizada com o objetivo de saber como se dá o ensino de Geografia no âmbito do Ensino Fundamental nos 2o anos iniciais, onde o professor além de ter o desafio de ser polivalente, ensinando diversas disciplinas, ainda deve se desdobrar para lidar com a falta de recursos didáticos e de espaços adequados a uma prática de ensino significativo, no qual seus alunos possam de fato se desenvolver. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico, com uso da entrevista como meio de coleta de dados, os quais foram analisados em uso de gráficos para melhor conhecer o perfil de alunos de uma turma de segundo ano e de seus professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, situada na Cidade de Delmiro Gouveia-AL. Para a realização deste trabalho contou-se com diversos autores que tratam da temática, como Castrogiovanni (2009) e (2014), Callai (2013), Cavalcanti (2013), Libâneo (2012), dentre outros, os quais reafirmam em suas obras os desafios que são materializados no processo de ensino e aprendizagem da Geografia para essas escolas e as demais do nosso Brasil.
Abstract: The present work is a research carried out with the objective of knowing how the teaching of Geography takes place in the context of Elementary School in the 2nd years, where the teacher, in addition to having the challenge of being versatile, teaching different subjects, must also unfold to to deal with the lack of didactic resources and adequate spaces for a meaningful teaching practice, in which its students can actually develop. The research carried out was of a bibliographic nature, using interviews as a means of data collection, which were analyzed using graphs to better understand the profile of students in a second-year class and their elementary school teachers. Municipal, located in the city of Delmiro Gouveia-AL. To carry out this work, there were several authors who deal with the theme, such as Castrogiovanni (2009) and (2014), Callai (2013), Cavalcanti (2013), Libâneo (2012), among others, who reaffirm in their works the challenges that are materialized in the teaching and learning process of Geography for these schools and others in our Brazil.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação
Desafios
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Challenge
Education
Teaching
Geography
Society
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Joelma Rocha. O ensino de geografia nos anos iniciais e a valorização do espaço escolar: processo de ensino para um aprendizado significativo numa turma do 2° ano. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8784
Data do documento: 31-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.