00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8750
Tipo: Dissertação
Título: Psicagogia e educação contemporânea brasileira: investigação filosófico-pedagógica
Título(s) alternativo(s): Psycagogy and contemporary brazilian education: philosophical-pedagogical research
Autor(es): Santos, Priscila Gomes dos
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson Alencar de
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: A educação, no sentido amplo, no Brasil vem passando por diversas mudanças ao longo da historiografia e, nos últimos cinco anos (2017-2021) essa profusão de mudanças vem gerando impactos significativos, cenarizando outras ideias pedagógicas, consequência de movimentos sociais e políticos de extremo conservadorismo. As mudanças sociopolíticas no Brasil vêm crescendo notadamente, essas mutações impactam o âmbito educacional. Alguns desses impactos geram profícuas discussões entre os pesquisadores em Educação. Essas reformulações, modificações põem na educação uma nova roupagem, uma nova configuração que está atrelada, apesar de enunciar o compromisso com a equidade e igualdade à educação, a um movimento expressivamente técnico, cuja consideração filosófica e pedagógica fica ignorado. Partindo de uma visão pós-estruturalista, o esboço epistemológico foucaultiano revela-se potente para investigar as relações no presente, no sentido de lançar considerações acerca do presente. Portanto, a problemática central dessa pesquisa é investigar no contexto político brasileiro, como a investigação filosófico-pedagógica pode contribuir para tecer considerações acerca do processo de escolarização brasileira e das modificações que estão tomando corpus na atualidade. Autores como Foucault (1926-1984; 1988; 2002; 2008; 2013), Saviani (1973; 2013), Marshall (2008), Libâneo (2012), Veiga-Neto (2016) lançarão lentes conceituais para auxiliar essa investigação. Esta pesquisa configura-se como um estudo de análise bibliográfica, para isso os textos base serão os escritos de Michel Foucault. Entendendo o processo teórico e metodológico como ato vivo (LIMA et al., 2017, p. 49), processual e inacabado a metodologia dessa pesquisa foi adaptada insights de dois autores, Marshall (2008) e Maurer (2008) que utilizam algumas metodologias inspiradas em Michel Foucault. Partindo dessa analítica, podemos vislumbrar significativos retrocessos para as concepções pedagógicas, que apesar do discurso democrático, a educação esboça-se objetivamente desigual, elitista e, consequentemente, perigosa, pois negligencia os percursos da vida dos sujeitos, em detrimento de uma pseudo igualdade de oportunidades. É nesse sentido que a Filosofia da Educação auxilia a criar novos horizontes acerca dos cenários educativos, pedagógicos. Em vista disso, o que o conceito de Psicagogia pode nos provocar a vislumbrar? Então, abramos sempre brechas, fugas de novas analíticas, novos contextos sobre e para a educação, pois é poder mobilizador, criador.
Abstract: The education, in the broadest sense, in Brazil has been going trough several changes throughout the historiography and, in the last five years (2017-2021) this profusion of changes has generated significant impacts, causing other pedagogical ideas, consequence of social and political movements of extreme conservatism. The social-political changes in Brazil have been growing notably, these mutations impact the educational field. Some of these impacts generate fruitful discussions among researchers in Education. These reformulations, modifications put in education a new guise, a new configuration that is tied, despite enunciating the commitment to equity and equality to education, to an expressively technical movement, whose philosophical and pedagogical consideration is ignored. Starting from a post-structuralist view, the Foucaultian epistemological outline proves to be powerful to investigate relations in the present, in order to launch considerations about the present. Therefore, the central problem of this research is to investigate in the Brazilian political context, as the philosophical-pedagogical investigation can contribute to writing considerations about the Brazilian schooling process and the modifications that are taking corpus nowadays. Authors such as Foucault (1926-1984; 1988; 2002; 2008; 2013), Saviani (1973; 2013), Marshall (2008), Libâneo (2012), Veiga-Neto (2016) will launch conceptual lenses to assist this investigation. This research is configured as a study of bibliographic analysis, for this the basic texts will be the writings of Michel Foucault. Understanding the theoretical and methodological process as a living act (LIMA et al., 2017, p. 49), procedural and unfinished, the methodology of this research was adapted by two authors, Marshall (2008) and Maurer (2008) who used some methodologies inspired by Michel Foucault. Starting from this analytical, we can glimpse significant setbacks to the pedagogical conceptions, that despite the democratic discourse, education outlines objectively unequal, elitist and, consequently, dangerous, because it neglects the paths of life of the subjects, to the detriment of pseudo-equal opportunities. It is in this sense that the Philosophy of Education helps to create new horizons about educational and pedagogical scenarios. In view of this, what can the concept of Psychagogia provoke us to glimpse? So, let us always open gaps, escapes from new analytical, new contexts on and for education, because it is mobilizing power, creator.
Palavras-chave: Educação
Foucault
Pedagogia
Psicagogia
Education
Pedagogy
Psicagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Priscila Gomes dos. Psicagogia e educação contemporânea brasileira: investigação filosófico-pedagógica. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8750
Data do documento: 16-jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicagogia e educação contemporânea brasileira - investigação filosófico - pedagógica.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.