Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8748
Tipo: | Dissertação |
Título: | Política de capacitação da Universidade Federal de Alagoas: uma análise da percepção dos técnicos-administrativos visando uma proposta pela gestão por competência |
Título(s) alternativo(s): | Capacitation policy of the Federal University of Alagoas: an analysis of the perception of the technical-administrative aiming a proposal by the management by competence |
Autor(es): | Prado, Luciane Santos |
Primeiro Orientador: | Rita, Luciana Peixoto Santa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Edivânio Duarte de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira Júnior, Reynaldo Rubem |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sanabio, Marcos Tanure |
Resumo: | As diversas transformações, sociais, econômicas e financeiras, ocorridas nas últimas décadas impactaram a administração pública e refletiram diretamente na área de gestão de pessoas. Diante desse cenário torna-se necessário, por meio da política de capacitação, valorizar o indivíduo para que este se mantenha motivado desempenhando suas atividades em função dos objetivos da instituição e proporcionando um serviço de qualidade aos cidadãos. Além disso, um novo contexto surgiu a partir da implantação do Decreto 5.707/2006, o qual inseriu a gestão por competência na gestão pública, e por meio da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas deu um novo enfoque à capacitação. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos servidores técnicos administrativos com relação à política de capacitação da Universidade Federal de Alagoas. De forma mais específica: a) identificar a política de capacitação da UFAL; b) verificar os interesses e as dificuldades dos servidores em participar do processo de capacitação; c) Verificar a existência de ferramenta que permite análise para melhoria da política de capacitação; d) elaborar um plano de ação, baseado na gestão por competência, para melhoria da política de capacitação da UFAL. Para atingir tal objetivo a pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, por meio de uma análise descritiva e exploratória. Para realização da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: uma pesquisa documental e levantamento survey, aplicando um questionário aos servidores técnicos administrativos por meio de aplicativo, em que foram respondidos 255 questionários. Para tabulação dos dados utilizou-se da planilha excel onde foi realizada a categorização dos dados e a análise estatística foi executada com o auxílio do Software SPSS. O resultado da pesquisa evidenciou que a política de capacitação da UFAL considera a importância da aplicação do Decreto 5707/2006. Mas, não obstante a preocupação em manter o desenvolvimento do servidor, a política de capacitação da UFAL ainda precisa de aprimoramento em alguns procedimentos. Considerando o resultado da pesquisa e alguns comentários dos técnico-administrativos, como necessidade de cursos para cargos específicos, pequena oferta de cursos para os campi do interior, necessidade de mais cursos à distância e dificuldade de liberação pela chefia para participar de capacitação/qualificação, o servidor demonstrou uma certa insatisfação com relação a política de capacitação da UFAL. |
Abstract: | The various social, economic and financial transformations that occurred in the last decades impacted the public administration and reflected directly in the area of people management. Given this scenario, it is necessary, through the training policy, to value the individual so that he remains motivated by performing his activities in function of the institution's objectives and providing a quality service to citizens. In addition, a new context emerged from the implementation of Decree 5.707 / 2006, which included management by competence in public management, and through the National Policy for People Development gave a new focus to capacity building. The general objective of this study is to analyze the perception of the administrative technical servers regarding the training policy of the Federal University of Alagoas. More specifically: a) identify UFAL's training policy; b) verify the interests and difficulties of the servers in participating in the training process; c) Check the existence of a tool that allows analysis to improve the training policy; d) to elaborate an action plan, based on the management by competence, to improve the training policy of UFAL. To achieve this goal the research had a qualitative-quantitative approach, through a descriptive and exploratory analysis. To carry out the research, the following instruments were used: a documentary survey and survey survey, applying a questionnaire to the administrative technical servers through an application, in which 255 questionnaires were answered. For tabulation of the data, we used the Excel spreadsheet where the data was categorized and the statistical analysis was performed using the SPSS Software. The result of the research showed that UFAL's training policy considers the importance of the application of Decree 5707/2006. But, despite the concern to maintain the development of the server, UFAL's training policy still needs to be improved in some procedures. Considering the results of the research and some comments from the technical-administrative staff, such as the need for courses for specific positions, a small supply of courses for the interior campuses, the need for more distance courses and difficulty for the supervisor to participate in qualification / the Server showed some dissatisfaction with UFAL's training policy. |
Palavras-chave: | Administração Pública Gestão por competência Capacitação de servidores Política Anual de Desenvolvimento de Pessoas Política de Capacitação - Universidade Federal de Alagoas Public Management Competence Management Server Training Annual People Development Policy Training Policy - Federal University of Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Citação: | PRADO, Luciane Santos. Política de capacitação da Universidade Federal de Alagoas: uma análise da percepção dos técnicos-administrativos visando uma proposta pela gestão por competência. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8748 |
Data do documento: | 29-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Política de capacitação da Universidade Federal de Alagoas: uma análise da percepção dos técnicos-administrativos visando uma proposta pela gestão por competência.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.