Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisão |
Título(s) alternativo(s): | Uso de metodologias activas em la disciplina química em la escuela secundaria basada em la neuroeducación: una revisión |
Autor(es): | Carvalho, Michelle Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Mendonça, André Gustavo Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Edma Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Monique Gabriela Angelo da |
Resumo: | A dificuldade existente em se aprender química no Ensino Médio é notável, sendo uma disciplina às vezes rejeitada por estudantes, resultando em desmotivação e desinteresse pelo aprendizado. Para mudar este quadro a questão de tornar o aluno ativo na aula ganha cada vez mais importância, porque a utilização de metodologias ativas possibilita uma maior dinamização e torna o aluno responsável pela busca do seu conhecimento e não apenas o professor, que deve servir de mediador. O bom professor precisa estar atento e buscar maneiras de atrair o aluno, logo faz-se pensar em como de fato ocorre o processo de aprendizagem e nas possíveis maneiras de ensinar, que despertem a atenção, a curiosidade e melhor atenda as particularidades dos alunos. Dessa forma alguns questionamentos são estudados sobre: “como o cérebro aprende?” e “como atingir um maior rendimento do aluno?” sendo discutidos sobre a perspectiva da neuroeducação, um ramo científico que aplica descobertas da neurociência na educação, na tentativa de tornar o processo ensino aprendizado mais eficaz. Este trabalho objetiva explanar a importância do uso das metodologias ativas na disciplina de química no Ensino Médio a partir da neuroeducação. |
Abstract: | La dificultad existente para aprender química en el bachillerato es notable, siendo una disciplina en ocasiones rechazada por los estudiantes, lo que genera desmotivación y desinterés por el aprendizaje. Para cambiar esta situación, la cuestión de hacer que el alumno sea activo en clase gana cada vez más importancia, porque el uso de metodologías activas posibilita un mayor dinamismo y responsabiliza al alumno de la búsqueda de sus conocimientos y no solo al docente, que debe servir de mediador. El buen docente necesita estar atento y buscar formas de atraer al alumno, por eso es necesario pensar en cómo se da realmente el proceso de aprendizaje y las posibles formas de enseñar que despierten la atención, la curiosidad y atiendan mejor las particularidades de los alumnos. De esta manera, se estudian algunas preguntas sobre: "¿cómo aprende el cerebro?" y "¿cómo lograr un mayor rendimiento estudiantil?" Se discute sobre la perspectiva de la neuroeducación, rama científica que aplica los descubrimientos de la neurociencia en la educación, en un intento por hacer más efectivo el proceso de enseñanza-aprendizaje. Este trabajo tiene como objetivo explicar la importancia de utilizar metodologías activas en la disciplina de la química en el bachillerato desde la neuroeducación. |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Metodologias ativas de aprendizagem Neuroeducação Chemistry - Study and teaching Active learning methodologies Metodologías de aprendizaje activo Química - estudio y enseñanza Neuroeducación Neuroeducation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química |
Citação: | Carvalho, Michelle Barbosa de. Uso de metodologias ativas na disciplina de química no ensino médio fundamentado na neuroeducação: uma revisão. 2022. 48 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8726 |
Data do documento: | 14-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de metodologias ativas na disciplina de quimica no ensino medio fundamentado na neuroeducacao - uma revisao.pdf | 826.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.