00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8698
Tipo: Dissertação
Título: A construção dos sentidos de ser negra(o) - experiências de racismo nas trajetórias de estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The construction of the meanings of being black: experiences of racism in the trajectories of high school students
Autor(es): Alves, Débora Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Mesquita, Marcos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Schucman, Lia Vainer
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Érika Cecília Soares
Resumo: A escola se constitui um campo de extrema importância na tradução das diversas formas de organização social, o que torna possível afirmar que ela marca a história de vida de quem passa por ela. No entanto, pensando os processos de construção das relações étnico-raciais, é necessário compreender como a escola tem marcado as vidas de estudantes negras/os. Diante disso, no presente trabalho discutimos os sentidos de ser negra/o produzidos por estudantes a partir de suas experiências escolares. Tomamos como elemento central de análise para entender tais questões, o racismo institucional que se ancora no discurso da igualdade racial na educação, sendo reflexo de um acúmulo histórico de relações institucionais que se pautam nas esferas de dominação racista. Nos ancoramos em epistemologias feministas e antirracistas de autoras/res pós-coloniais e decoloniais, comprometidas/os com um fazer implicado, que se estabelece na dialogia entre aquela que escreve e as/os sujeitos da pesquisa. Construímos nosso percurso metodológico, com o auxílio de técnicas de observação participante, diário de campo e entrevistas individuais; no intuito de analisar e compreender como as/os estudantes percebem a construção histórica e política das relações étnico-raciais no Brasil; como são abordados os temas relacionados às questões étnico-raciais; como a cultura escolar interage com as culturas juvenis no tocante a dimensão das relações étnico-raciais; qual a compreensão das/os estudantes acerca da luta por igualdade racial no campo da educação; e quais os movimentos de resistência no enfrentamento ao racismo na escola. Assim, mediante a análise em uma perspectiva interseccional dos materiais provenientes dos diários de campo e dos áudios transcritos das entrevistas individuais, foi possível compreender que as experiências escolares das/os estudantes negras/os são atravessadas por histórias de racismo cotidiano que ganham legitimidade na escola e fora dela. Também foi possível compreender que mesmo com as políticas existentes que promulgam a educação para relações étnico-raciais, a escola ainda tem perpetuado através do racismo institucional, a não abordagem dos conteúdos de história africana e afro-brasileira de maneira efetiva, assim como tem invisibilizado a manifestação da cultura negra nos espaços escolares. Desse modo, sem a pretensão de esgotar as compreensões, mas também trazendo o meu olhar como pesquisadora negra na escola, firmamos compromisso com a luta antirracista na abrangência das falas e experiências trazidas. Se a escola, através de diversos mecanismos reais e simbólicos perpetra a manutenção das desigualdades raciais, ela se faz um importante local onde estas problemáticas podem ser superadas. Portanto, a perspectiva de estudantes negras/os, sobre seus processos de escolarização, se faz necessário para a difusão das políticas afirmativas existentes e promoção de políticas públicas em educação que visem reduzir os abismos raciais.
Abstract: The school constitutes as a field of extreme importance in the translation of diverse ways of social organization, which allows the claim that it marks the life history of those who attend it. However, considering the processes of construction of the ethnic-racial relations, it is necessary to understand how the school has marked the lives of black students. In view of the above, on this paper we discuss the comprehensions of being black produced by students out of their school experiences. In order to understand such questions, we take the institutional racism as the central element of analysis, the one which anchors itself on the discourse of racial equality in education, being a reflex of a historical collection of institutional relations established in the domains of racista domination. We anchor in feminist and antiracist epistemologies from pre-colognial and decolinial authors, commited with an implied practice, which stablishes on the "dialogy" between those who write and the investigation subjects. Our methodological pathway has been built with the aid of participant observation techniques, field diaries and individual interviews; as to analyze and understand how the students notice the historical and political construction of the ethnic-racial relations in Brazil; how themes related to ethnic-racial matters are tackled; how the school culture interacts with youngster cultures regarding the dimension of ethnic-racial relations; what the understanding of students regarding the fight for racial equality in the education field is; and what the movements of resistance in fighting racism at school are. Thus, in the face of the analysis in na intersecional perspective of the materials steeming from the field diaries and the áudios transcripted from the individual interviews, it has been possible to understand that the black students' school experiences are traversed by histories of daily racism that gains legitimacy in the school and outside of it. It has also been possible to understand that even with the existing policies that promulgate education to ethnic-racial relations, the school has yet perpetrated through institutional racism, the position of not adressing the contentes of african history effectively, as well as it has rended the manifestation of black culture invisible inside school spaces. This way, without the presumption of exhausting the comprehensions, but also bringing my view as a black researcher at schools, we stablish a commitment with the antiracist fight in the breadth of the speeches and experiences which have been brought over. If the school, through diverse real and symbolic mechanisms perpetrates the maintenance of racial inequalities, it turns itself into na important place where these issues can be overcome. Thus, the perspective of black students on their schooling process is necessary to the diffusion of existing affirmative policies and the promotion of public policies in education that aim on reducing racial gaps.
Palavras-chave: Relações étnicas e raciais - Escola
Racismo
Juventude
Estudantes
Ethnic-racial relations - School
Racism
Youth
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: ALVES, Débora Cristina da Silva. A construção dos sentidos de ser negro/a: experiências de racismo nas trajetórias de estudantes do ensino médio. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8698
Data do documento: 23-out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.