00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658
Tipo: Especialização
Título: Educação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediação
Título(s) alternativo(s): Blended education and ubiquitous learning: mobile devices as mediation resources
Autor(es): Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Primeiro Orientador: Silva, Guilmer Brito
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Sandney Farias da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: Este estudo objetiva discutir a utilização dos dispositivos móveis para a potencialização da aprendizagem ubíqua, ressaltando, nesse viés, o contexto da educação híbrida. O estudo foi desenvolvido limitando à área social da ciência, utilizando como forma o método hipotético-dedutivo, de natureza qualitativa. Esta pesquisa se desenvolveu por meio de uma revisão de literatura baseada em referenciais teóricos que abordam a educação híbrida, a aprendizagem ubíqua e sua intersecção com os dispositivos móveis. As fontes para a pesquisa foram estruturadas a partir da análise de estudiosos sobre o tema. A pesquisa teve como base o seguinte questionamento: como os dispositivos móveis podem potencializar a aprendizagem ubíqua num contexto de educação híbrida? Mediante pesquisas em diversos estudos de autores e pesquisadores da área, publicados em bases como o Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes, concluiu-se que a intersecção entre educação híbrida e aprendizagem ubíqua, ambas mediadas pelos dispositivos móveis se configura como uma possibilidade para a construção do conhecimento, todavia o professor deve ser mediador nessa relação, pois a utilização dos dispositivos móveis apesar de ser realidade no cotidiano dos sujeitos inseridos na sociedade contemporânea, ainda necessita ser pautada para contextos educativos, portanto o professor exerce papel fundamental nesse cenário.
Palavras-chave: Educação híbrida
Dispositivos móveis
Aprendizagem ubíqua
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque. Educação híbrida e aprendizagem ubíqua: os dispositivos móveis como recursos de mediação. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8658
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação híbrida e aprendizagem ubíqua - os dispositivos móveis como recursos de mediação.pdf275.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.