00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8656
Tipo: Especialização
Título: A metodologia de aprendizagem rotação por estações no ensino de filosofia
Autor(es): Fonseca, Eduarda Maria da Silva
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Weider Alberto Costa
Resumo: É apresentado nesse artigo uma sugestão de aula de Filosofia baseada no modelo de Rotação por Estações. De cunho basicamente teórico, são destacados alguns autores e autoras que tratam sobre educação, ensino, Filosofia e tecnologia. Dentre esses teóricos, estão Bacich (2019),Cerletti (2003), Cotrim (2016), Gallo ( 2005), Freire (1980), Rodrigo (2009) entre outros, e; por outro lado, está a experiência prática de profissional efetiva do Estado de Alagoas como professora de Filosofia. Todavia, é de suma importância ressaltar que os acordes deste escrito fazem referência a um estudo de caráter essencialmente bibliográfico. O objetivo geral norteador dessa pesquisa baseia-se no seguinte questionamento: como a metodologia híbrida de Rotação por Estações pode contribuir para uma melhor aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio? Os objetivos específicos correspondem à apreciação sobre o ensino de Filosofia e desenvolvimento de conceitos sobre ensino híbrido, em especial do modelo Rotação por Estações. Constatou-se que esse modelo pode tornar o aprendizado de Filosofia mais atraente para os alunos. Ao proporcionar aulas mais dinâmicas, interativas e colaborativas com uso das TIC. É compreensível que o ensino de Filosofia possa ter impactos positivos com essa proposta. A viabilidade de execução deve, antes de tudo, ser bem planejada pelo professor. Tem-se em destaque dois objetivos que se encontram no mesmo ponto: tornar as aulas de Filosofia mais apetitosas e inserir o mundo tecnológico no aprendizado dos alunos. O modelo de Rotação por Estações, conclui-se, apresenta grande potencialidade de inovação na sala de aula.
Abstract: A suggested Philosophy class based on the Station Rotation model is presented in this article. Basically theoretical, some authors are highlighted who deal with education, teaching, Philosophy and technology. Among these theorists are Bacich (2019), Cerletti (2003), Cotrim (2016), Gallo (2005), Freire (1980), Rodrigo (2009) among others, and; on the other hand, there is the practical experience of an effective professional from the State of Alagoas as a Philosophy teacher. However, it is extremely important to emphasize that the chords of this writing refer to a study of an essentially bibliographic character. The general guiding objective of this research is based on the following question: how can the hybrid methodology of Rotation by Seasons contribute to a better learning of Philosophy in High School? The specific objectives correspond to the appreciation of the teaching of Philosophy and the development of concepts about hybrid teaching, especially of the Rotation by Seasons model. It was found that this model can make learning more attractive to students. By providing more dynamic, interactive and collaborative classes using ICT. It is understandable that the teaching of Philosophy can have a positive impact with this proposal. The feasibility of execution must, first of all, be well planned by the teacher. Two objectives that are in the same point are highlighted: to make Philosophy classes more appetizing and to insert the technological world in the students' learning. The Rotation by Seasons model, concludes, which presents great potential for innovation in the classroom.
Palavras-chave: Metodologia
Rotação por Estações
Educação Híbrida
Ensino de Filosofia
Methodology
Station Rotation
Hybrid Education
Philosophy teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: FONSECA, Eduarda Maria da Silva. A metodologia de aprendizagem rotação por estações no ensino de filosofia. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8656
Data do documento: 21-mar-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A metodologia de aprendizagem rotação por estações no ensino de filosofia.1.pdf429.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.