00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8614
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da experimentação como recurso didático e estratégia no ensino de química no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Evaluation of experimentation as a teaching resource and strategy for teaching chemistry in high school
Autor(es): Silva, Manoel Messias da
Primeiro Orientador: Porto, Ricardo Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Malta, Valéria Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Fabrício Lúcio Cansanção
Resumo: Atualmente, mesmo com os avanços dos normativos que tangem as diferentes metodologias de ensino que refutam o foco no paradigma tradicional, ou seja, a simples transmissão e recepção de conteúdos prontos, algumas práticas continuam sendo bastante utilizadas, tendo destaque nos conteúdos de química, dentre tais pratica, a memorização simples e pura tem sido vastamente aplicada em sala de aulas, de tal forma que sem nexo com a realidade cotidiana do aluno não tem significado algum. Parágrafo muito grande – dividir em dois. Práticas como essas necessitam ser superadas, uma vez que a falta de contextualização no processo ensino-aprendizagem, não permitindo que os alunos assimilem alguns acontecimentos do dia-dia, sozinhos, a exemplo do processo de oxidação do ferro “ferrugem”, comumente presente em porta ou portões de ferro de suas residências. Relacionar o cotidiano dos alunos com o que é aprendido na sala de aula facilita a aprendizagem e a fixação dos conteúdos. Levando em consideração aspectos como esses, foi realizado um breve levantamento e investigação acerca da abordagem nos diversos conteúdos de química no ensino médio nos eventos da área de Ensino de Química, com destaque para o uso da técnica de experimentação química em tais conteúdos, de forma subsequente às aulas, sendo utilizado ou não o laboratório para a aplicação da técnica. Avaliou-se os impactos do uso desta técnica, antes e depois dos experimentos, em meio aos recursos didáticos e objetivos educacionais mais utilizados nos últimos 10 anos e o quão estão difundidos. Os dados demonstram que os trabalhos publicados nos eventos sobre ensino de química no ensino médio buscam atender as diretrizes e orientações oficiais da atualidade, expondo também os resultados que podem nortear em uma mudança positiva.
Abstract: Nowadays, even with the advances in regulations that encompass the different teaching methodologies that refute the focus on the traditional paradigm, the simple transmission, and reception of ready-made content, some practices are still widely used. We can highlight the contents of chemistry. Among such practices, simple and pure memorization has been widely applied in the classroom so that without connection with the daily reality of the student has no meaning. Practices like these need to be overcome since the lack of context in the teaching-learning process may not allow students to assimilate some day-to-day events, such as the “rust” iron oxidation process commonly present on iron doors or gates of their homes. Relating students' daily lives to what is learned in the classroom facilitate learning and fixing content. Taking into account aspects such as these, a brief survey and investigation were carried out on the approach to the different contents of chemistry in high school at events in the area of Teaching of Chemistry, with emphasis on the use of the technique of chemical experimentation in such contents, in such a way after classes, whether or not the laboratory is used for the application of the technique. Before and after the experiments, we evaluated the impacts of using this technique in the midst of the didactic resources and educational objectives most used in the last 10 years and how widespread they are. The data demonstrate that the works published in the events on teaching chemistry in high school seek to meet the current guidelines and official guidelines, also exposing the results that can guide a positive change.
Palavras-chave: Experimentação química
Recursos didáticos
Ensino de Química
Chemical experimentation
Didactic resources
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Silva, Manoel Messias da. Avaliação da experimentação como recurso didático e estratégia no ensino de química no ensino médio. 2022. 51 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8614
Data do documento: 4-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao da experimentacao como recurso didatico e estrategia no ensino de quimica no ensino medio.pdf853.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.