00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8610
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estereoquímica: uma análise do conteúdo didático abordado nos livros do ensino médio e propostas de materiais complementares
Título(s) alternativo(s): Stereochemistry: an analysis of the teaching content addressed in the middle school books and proposals for complementary materials
Autor(es): Campos, Luciana dos Santos
Primeiro Orientador: Lima, Dimas José da Paz
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Jadriane de Almeida
Resumo: O ensino tradicional, é visto como algo ultrapassado, o aluno não deve mais ser visto como ouvinte passivo das informações que o professor expõe. Diante das tecnologias existentes, que o aluno tem ao seu dispor, o professor deixou de ser o detentor do “saber” e passou a ser um facilitador e articulador, esse perfil profissional exigi dele um posicionamento de forma diferenciada de desenvolvimento social, político e humano. Uma vez que o ensino é centrado em conceitos científicos, a contextualização possibilita a correlação dos conteúdos e a realidade dos alunos. Os livros didáticos acompanham essas mudanças que vem ocorrendo no contexto atual, por influenciar diretamente na qualidade do ensino, visto que a sua utilização aproxima os estudantes ao conteúdo a ser explorado, além dele a utilização de recursos didáticos contribui para que o professor desenvolva em suas aulas a participação dos alunos, bem como habilidades, criatividade e motivação. A disciplina da Química por ser abstrata, causa repulsa para uma boa parte dos estudantes, que não conseguem compreendê-la, fato esse que se relaciona com métodos de ensino voltado à memorização, que o professor não utiliza uma metodologia mais atraente, que proporcione a interação do mundo científico, com o cotidiano do aluno. A compreensão da estereoquímica apresenta bastante dificuldade visto que requer uma visão tridimensional dela. Esse trabalho tem como objetivo analisar como esses aspectos estão sendo abordado no livro didático, dispor dessa abordagem, e fazer levantamento de complementos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Traditional teaching is seen as something out of date, the student should no longer be seen as a passive listener of information that the teacher exposes. Faced with the existing technologies that the student has at his disposal, the teacher is no longer the holder of the "knowledge" and has become a facilitator and articulator, this professional profile demanded of him a position of differentiated form of social, political and human development. Since teaching is centered on scientific concepts, contextualization makes it possible to correlate the contents and the reality of the students. The textbooks accompany these changes that are occurring in the current context, as they directly influence the quality of teaching, since their use the students to the content to be explored, besides it the use of didactic resources contributes to the teacher to develop in his classes the participation of the students, as well as abilities, creativity and motivation. The discipline of chemistry, because it is abstract, is repugnant to a good part of the students, who cannot understand it, a fact that relates to methods of teaching aimed at memorizing, that the teacher does not use a more attractive methodology that provides the interaction of the scientific world with the daily life of the student. The understanding of stereochemistry presents considerable difficulty since it requires a three-dimensional view of it. This work aims to analyze how these aspects are being approached in the textbook, to have this approach, and to make a list of complements that facilitate the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação
Livro didático
Estereoquímica
Education
Textbook
Stereochemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Campos, Luciana dos Santos. Estereoquímica: uma análise do conteúdo didático abordado nos livros do ensino médio e propostas de materiais complementares. 2022. 56 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8610
Data do documento: 29-nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.