00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ansiedade e estresse como fatores de desempenho acadêmico em universitários
Título(s) alternativo(s): Anxiety and stress as factors of academic performance in university students
Autor(es): Sobral, Simone Pimentel
Primeiro Orientador: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monigue Gabriella Angelo da
Resumo: O estresse e a ansiedade são traços inerentes ao ser humano, uma reação natural a diversos estímulos que recebemos e que faz parte do desenvolvimento cognitivo da espécie. Passa a ser um transtorno para o indivíduo quando os sintomas se tornam frequentes sem um agente causador ou quando a resposta a esse estímulo é exacerbada, interferindo na convivência social e prejuízo no desenvolvimento de suas atividades corriqueiras. Sabe-se que o ambiente da universidade é nutrido de situações estimulantes, o que pode acarretar em situações estressantes para o indivíduo. Diante desta perspectiva o objetivo deste trabalho é analisar a influência do estresse e da ansiedade como fatores de desempenho acadêmico e especificamente nos acadêmicos de Química. Para tanto, foi adotado uma metodologia quali-quantitativa com o intuito de revisar na literatura dados pertinentes sobre a problemática. Com o desenvolver da pesquisa concluiu-se que, mesmo trazendo algum transtorno, não há indícios de relação entre estresse e o desempenho acadêmico. Opondo-se a esse fato, a ansiedade em seu estado mais grave, apresenta influência na performance do estudante, além de trazer outros danos a sua saúde. Quando feito a relação entre ansiedade e estresse, inferiu-se que quando os sujeitos apresentavam algum grau de ansiedade, manifestavam sinais de estresse em pelo menos uma de suas etapas. Também se observou que, quando não se encontrava mais na fase exaustão de estresse, o mesmo paciente começou a apresentar indícios de estar em pelo menos uma das fases de ansiedade. De forma quantitativa, embora não se tenha encontrado na literatura trabalhos direcionados para os acadêmicos de Química, observou- se um crescente número de pesquisas voltadas para a temática estresse e ansiedade como fatores de desempenho nos últimos 20 anos.
Abstract: Stress and anxiety are inherent human traits, a natural reaction to various stimuli we receive and it is part of the cognitive development of the species. It becomes a disorder for the individual when symptoms become frequent without a causer agent or when the response to this stimulus is exacerbated, interfering in the social life and harming the development of daily activities. It is known that the university is an environment nourished by stimulating situations, which can lead to stressful situations for the individual. Given this perspective, the objective of this work is to analyze the influence of stress and anxiety as factors of academic performance and specifically in Chemistry students. To this end, a qualitative and quantitative methodology was adopted in order to review relevant data on the issue in the literature. With the development of the research, it was concluded that, even with some disorder, there is no evidence of a relationship between stress and academic performance. Opposing this fact, anxiety in its most serious state has an influence on the student's performance, in addition to causing other damages to his health. When the relationship between anxiety and stress was made, it was inferred that when the subjects presented some degree of anxiety, they showed signs of stress in at least one of its stages. It was also observed that, when he was no longer in the stress exhaustion phase, the same patient began to show signs of being in at least one of the anxiety phases. Quantitatively, although no works were found in the literature aimed at Chemistry students, there was a growing number of researches focused on the theme stress and anxiety as performance factors in the last 20 yeas.
Palavras-chave: Estresse
Ansiedade
Desempenho
Estudantes universitários
Graduação em Química
Stress
Anxiety
Performance
University students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Sobral, Simone Pimentel. Ansiedade e estresse como fatores de desempenho acadêmico em universitários. 2022. 42 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8600
Data do documento: 16-jun-2021
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