06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bares populares, anúncios de cerveja, mulher(es) e práticas de letramento no sertão – um olhar queer
Autor(es): Santos, João Marcos Vieira dos
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Mozdzenski, Leonardo Pinheiro
Resumo: Durante muito tempo, as propagandas de cerveja se utilizaram de mulheres seminuas na capa de seus anúncios comerciais com o objetivo de promover o produto. Elas apareciam em poses sensuais e, quase sempre, como garçonetes para servir a bebida. Essa publicidade exacerbada com o corpo feminino era um reflexo da sociedade machista da época em que a hierarquização de gênero era muito forte. Dessa forma, as empresas de cerveja ao divulgar os seus anúncios acreditavam que o seu público consumidor era formado por homens heterossexuais. Entretanto, com o tempo, a sociedade mudou e isso demandou dos meios propagandísticos uma nova adaptação, pois a sociedade começou a não se sentir retratada pelo modo como a objetificação do corpo feminino era expressa nesses anúncios. Desse contexto, este trabalho visa analisar dois bares populares situados no Centro da cidade de Delmiro Gouveia, localizada no Alto Sertão alagoano, com o objetivo de verificar como os sujeitos utilizam o letramento, o modo como os sujeitos se inserem em práticas de letramento e, principalmente, qual o projeto performativo de gênero, de mulher e de homem, que está posto em circulação nos anúncios de cervejas fixados nesses bares. Esta pesquisa está pautada na Linguística Queer, área focada nos estudos da língua(gem) e que se propõem a analisar a interface linguagem, gênero e sexualidade adotando uma postura teórico-metodológica de insurgência. Neste estudo, os resultados apontam que os anúncios de cervejas se modificaram com o tempo, adotando posições ideológicas distintas e insurgentes e que se antes existiam anúncios homogêneos estampando mulheres seminuas em seus cartazes/comerciais, hoje, nos anúncios analisados, há o apagamento da mulher, do homem e também de outros nichos, sendo os anúncios de cervejas não mais focados em públicos específicos, mas produzidos em massa, visando um público macro. Para isso, utilizamos como metodologia a leitura enunciativo-discursiva em perspectiva queer. A pesquisa está referenciada teórico-metodologicamente em Bakhtin (2018 [1929]), Borba (2015 [2006]), Butler (2017 [1990]), Hoffnagel (2010), Livia e Hall (2010 [1997]), Lakoff (2010 [1975]), Lewis (2002; 2012; 2018), McBeth (2000), Miskolci (2015) e Santos Filho (2012; 2015; 2017; 2018), dentre outros.
Abstract: For a long time, beer advertisements used half-naked women on the cover of their commercials to promote the product. Those women appeared in sensual poses and, almost always, as a waitress to serve the beverage. This exacerbated publicity with the female body was a reflection of the sexist society of the time when the gender hierarchy was very strong. Thus, the beer companies when publicizing their ads believed that their consumer audience was formed by heterosexual men. However, over time, society changed and this change demanded a new adaptation from the advertising media, as society began not to feel portrayed by how the objectification of the female body was expressed in those advertisements. From this context, this study aims to analyze two popular bars located in the downtown area of Delmiro Gouveia, a countryside city of Alagoas, to verify how subjects use literacy, how subjects are inserted in literacy practices, and, mainly, what is the performative project of gender, of women and men, that is circulated in the beer ads in those bars. This research is based on Queer Linguistics, an area focused on the studies of language and which proposes to analyze the interface between language, gender, and sexuality, adopting a theoretical-methodological stance of insurgency. In this study, the results show that beer ads have changed over time, adopting distinct and insurgent ideological positions and that if there were previously homogeneous ads featuring half-naked women on their posters/commercials, today, in the analyzed ads, there is the deletion of women, of men and also from other niches, with beer ads no longer focused on specific audiences, but mass-produced, targeting a macro audience. We used as a methodology the enunciative-discursive reading in queer perspective. The research is theoretically and methodologically based in Bakhtin (2018 [1929]), Borba (2015 [2006]), Butler (2017 [1990]), Hoffnagel (2010), Livia and Hall (2010 [1997]), Lakoff (2010) [1975]), Lewis (2002; 2012; 2018), McBeth (2000), Miskolci (2015), Santos Filho (2012; 2015; 2017; 2018) and more.
Palavras-chave: Linguística queer
Publicidade e propaganda
Letramento
Mulher
Gênero
Anúncio de cerveja
Queer Linguistics
Literacy Practices
Advertisements
Women
Backwoods
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SANTOS, João Marcos Vieira dos. Bares populares, anúncios de cerveja, mulher(es) e práticas de letramento no sertão – um olhar queer. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8596
Data do documento: 17-dez-2021
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