00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8588
Tipo: Dissertação
Título: Povo Koiupanká e a educação escolar indígena: 15 anos de resistência no sertão alagoano
Autor(es): Oliveira, Allyne Jaciara Alves Rios
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Jorge Luiz Gonzaga
Resumo: O presente trabalho discute sobre a Educação Escolar Indígena (EEI) realizada no Povo Koiupanká, município de Inhapi - AL desde o ano de 2006. Os desdobramentos da pesquisa partiram da problemática: O que é a Educação Escolar Indígena? Como as políticas públicas para ela se efetivam no povo Koiupanká? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa. O método etnográfico, com observação participante, diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas, compõe o percurso metodológico para coleta dos dados submetidos ao processo de análise do conteúdo. Com o propósito de estabelecer a tessitura, a pesquisa descreve os processos históricos e políticos, as concepções e aspectos teóricos e práticos de atuação a partir da experiência construída e compartilhada na Escola Estadual Indígena Ancelmo Bispo de Souza. Por fim, analisa as dicotomias entre o que está presente na legislação e o que se efetiva elencando as principais dificuldades e perspectivas da etnia em relação à EEI no estado de Alagoas. O trabalho justifica-se entre outros aspectos, porque faz-se necessário pesquisar e tratar desta temática para dar voz aos povos alagoanos, além de discutir sobre deveres do estado em criar e efetivar políticas públicas educacionais. Os resultados expuseram que a Educação Escolar Indígena se materializa na escola indígena Koiupanká como um espaço sistêmico, de dimensões sociais, políticas e culturais, no qual se constrói práticas pedagógicas a partir das especificidades históricas e da identidade do povo. Além disso, no campo normativo brasileiro, o reconhecimento da diversidade e dos direitos indígenas vem se alargando, sobretudo a partir da Constituição de 1988, entretanto há um processo de estagnação em relação ao atendimento as prerrogativas legais, todavia, são necessárias atuações concretas do estado em cumprimento aos direitos dos povos originários deste país.
Abstract: This paper discusses indigenous school education (EEI) held in the Koiupanká People, Inhapi - AL municipality since 2006. The developments of the research started from the problem: What is Indigenous School Education? How do public policies for it take place in the Koiupanká people? This is a bibliographic and field research, of a qualitative nature. The ethnographic method, with participant observation, field diary and semi-structured interviews, composes the methodological path to collect the data submitted to the content analysis process. With the purpose of establishing the tessitura, the research describes the historical and political processes, the conceptions and theoretical and practical aspects of action from the experience constructed and shared in the Ancelmo Bispo de Souza Indigenous State School. Finally, it analyzes the dichotomies between what is present in the legislation and what is effective, linking the main difficulties and perspectives of ethnicity in relation to the EEI in the state of Alagoas. The work is justified, among other aspects, because it is necessary to research and treat this theme as a way to give voice to the Alagoan peoples, in addition to discussing the state's duties in creating and implementing educational public policies. The results showed that Indigenous School Education materializes in the Koiupanká indigenous school as a systemic space of social, political and cultural dimensions, in which pedagogical practices are built from the historical specificities and the identity of the people. In addition, in the Brazilian normative field, the recognition of diversity and indigenous rights has been expanding, especially since the 1988 Constitution, however there is a process of stagnation in relation to compliance with legal prerogatives and, however, concrete actions by the in compliance with the rights of the peoples of this country.
Palavras-chave: Povos Indígenas
Políticas Públicas
Educação Escolar Indígena
Direitos
Indigenous peoples
Public Policy
Indigenous School Education
Dights
Koiupanká - Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Allyne Jaciara Alves Rios. Povo koiupanká e a educação escolar indígena: 15 anos de resistência no sertão alagoano. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8588
Data do documento: 27-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Povo Koiupanká e a educação escolar indígena - 15 anos de resistência no sertão alagoano.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.