00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: As africanidades no Repente: proposições epistemológicas
Título(s) alternativo(s): Africanities in Repente: epistemological propositions
Autor(es): Silva, José Nogueira da
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Ferrreira, Ligia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha Junior, Henrique Antunes
metadata.dc.contributor.referee4: Domingos, Reginaldo Ferreira
Resumo: A presente pesquisa apresentou como tese o fato da cantoria de repente, tradicionalmente praticada no Nordeste do Brasil, ser uma manifestação afrodescendente. Para tal, foi necessário analisar os primeiros registros acerca dos repentistas, em estudos publicados por folcloristas e fazer uma análise documental de caráter interdisciplinar. Para isso, pretendeu-se destacar o estado da arte nas pesquisas acerca do surgimento do repente no Nordeste brasileiro. Sendo o objetivo geral desta pesquisa: analisar as africanidades no repente através dos estudos folclóricos que possuem os primeiros repentistas registrados, essa análise será feita por um viés pan-africano e interdisciplinar, para então podermos compreender a poesia improvisada ao som de instrumentos, conhecida como repente, e classificada como gênero oral. Como objetivos específicos neste trabalho, buscou-se: traçar um embasamento, por um viés histórico, acerca da oralidade poética na Península Ibérica e descendência africana em sua cultura, construir um panorama do Pan-Africanismo como um olhar de enfrentamento ao eurocentrismo e busca por uma unidade do povo negro em sua diversidade, examinar a presença da cultura oral nos povos afrodescendentes no Brasil e suas relações culturais com o repente. A análise dos documentos terá um caráter análise documental e interdisciplinar de um discurso que passa pela escrita e, portanto, pela voz de outrem. A investigação possibilitou compreender como a eugenia implantada em nossa educação pública contribuiu para uma geração de intelectuais que ignoraram as afrodescendências em nossa cultura, além de resgatar a presença das africanidades nessa cultura, uma vez que inexiste uma pesquisa científica acerca de sua eurodescendência, apesar dessa afirmação ser presente entre os folcloristas como Rodrigues de Carvalho (1928), Leonardo Mota (1955) e Câmara Cascudo (1984), autores das obras que serão analisadas. A chegada dos negros como os primeiros desbravadores dos sertões de Pernambuco e Paraíba, região na qual os primeiros cantadores foram registrados, além das diversas semelhanças entre essa cultura e a dos griots estudados por Hampaté Bâ (2010), a ligação com o processo diaspórico estudado por Anjos (2010), tornam a presente tese, de que o repente é afrodescendente, a possibilidade mais provável. Com isso, a pesquisa contribui para que o povo negro conheça mais sua história e desconstrua o estereótipo no qual são vistos apenas como escravizados, algo que vem sendo alimentado através de instituições públicas e privadas, inclusive pelas escolas e materiais escolares. Além de ajudar a cumprir lei 10.639/03 e a construir um discurso não eurocêntrico e uma sociedade mais tolerante e conhecedora de sua história também afrodescendente.
Abstract: The present research presented as a thesis the fact that cantoria de repente, traditionally practiced in the Northeast of Brazil, is an afro-descendant manifestation. For such understanding, it was necessary to analyze the first records about the repentistas, in studies published by folklorists, and to carry out a documental analysis of an interdisciplinary nature. For this, it was intended to highlight the state of the art in researches about the emergence of the repente in the Brazilian Northeast. The general objective of this research was: to analyze the africanities in the repente through folkloric studies that have the first recorded repentistas, this analysis will be made from a pan-African and interdisciplinary perspective, so that we can understand the improvised poetry to the sound of instruments, known as repente, and classified as oral genre. As specific objectives in this work, we sought to: trace a foundation, from a historical perspective, about the poetic orality in the Iberian Peninsula and African offspring in its culture, build a panorama of Pan-Africanism as a look at confronting Eurocentrism and the search for a unity of black people in their diversity, examine the presence of oral culture in Afro-descendant people in Brazil and their cultural relations with the repente. The analysis of documents will have a documental and interdisciplinary analysis of a discourse that passes through writing and, therefore, through the voice of others. The investigation made it possible to understand how the eugenics implanted in our public education contributed to a generation of intellectuals who ignored Afro-descendants in our culture, in addition to recovering the presence of Africanities in this culture, since there is no scientific research about their euro descendant, despite this claim to be present among folklorists such as Rodrigues de Carvalho (1928), Leonardo Mota (1955) and Câmara Cascudo (1984), authors of the works that will be analyzed. The arrival of blacks as the first explorers of the hinterlands of Pernambuco and Paraíba, a region in which the first singers were recorded, in addition to the various similarities between this culture and that of the griots studied by Hampaté Bâ (2010), the connection with the diasporic process studied by Anjos (2010), make the present thesis, that the repente is Afro-descendant, the most likely possibility. With that, the research contributes for the black people to know more about their history and to deconstruct the stereotype in which they are seen only as enslaved, something that has been fed through public and private institutions, including schools and school materials. In addition to helping to comply with the Law 10.639/03 and to build a non-Eurocentric discourse and a more tolerant society that is also aware of its Afro-descendant history.
Palavras-chave: Africanidade
Pan-Africanismo
Folclore
Cantoria de Repente
Africanity
Pan Africanism
Folklore
Cantoria de repente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, José Nogueira da. As africanidades no repente: proposições epistemológicas. 2022. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8584
Data do documento: 11-nov-2021
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