00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8565
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Role playing game - RPG como instrumento de ensino de química
Título(s) alternativo(s): Role playing game - RPG as a chemistry teaching instrument
Autor(es): Silva, Ingrid Alves da
Primeiro Orientador: Silva, Monigue Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Araújo da
Resumo: O uso de materiais didáticos são aliados dos professores em sala de aula como uma forma de apoio. Nesse contexto podemos citar o uso de jogos didáticos como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho buscou analisar o quanto esse recurso didático vem sendo utilizado nos últimos anos, em especial o uso Role Playing Game no ensino de Química. Foi feita uma análise da quantidade de artigos científicos publicados nessa temática entre os anos de 2010 a 2020, para que possamos traçar uma métrica sobre seu desenvolvimento ao longo desses onze anos, onde apenas seis trabalhos foram encotrados. Esse levantamento ocorreu com base em duas das plataformas mais conhecidas e utilizadas por discentes e docentes no Brasil, sendo elas Google Scholar e o Portal de Periódicos da CAPES. Também foram feitas comparações com a quantidade de publicações sobre RPG no ensino em outras áreas do conhecimento e em relação à quantidade geral de artigos publicados sobre jogos didáticos de maneira global.
Abstract: The use of teaching materials are allies of teachers in the classroom as a form of support. In this context, we can mention the use of didactic games as a support tool in the teaching-learning process. The present work sought to analyze how much this didactic resource has been used in recent years, especially the use of Role Playing Games in teaching Chemistry. An analysis was made of the number of scientific articles published on this topic between the years 2010 to 2020, so that we can trace a metric about its development over these eleven years. This survey was based on two of the best known platforms used by students and teachers in Brazil, namely Google Scholar and Portal de Periódicos da CAPES. Comparisons were also made with the amount of publications on RPG teaching in other areas of knowledge and in relation to the general amount of articles published on educational games globally.
Palavras-chave: Role playing game (RPG)
Jogo didático
Ensino de Química
Educational game
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Silva, Ingrid Alves da. Role playing game - RPG como instrumento de ensino de química. 2022. 41. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8565
Data do documento: 1-out-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Role playing game - RPG como instrumento de ensino de quimica.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.