00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8533
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de uma sequência didática para o ensino médio envolvendo o tema “plásticos”
Autor(es): Nascimento, Alinny Priscilla da Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Woodland de Souza
Resumo: Os plásticos estão presentes em quase tudo: nas embalagens, nos artigos de cozinha e de decoração, nos equipamentos eletrônicos, nos automóveis e aviões, em setores como os da construção civil e da indústria elétrica, em atividades ligadas à agricultura e à saúde etc. Portanto, é bastante adequado utilizar o tema “Plásticos” como fio condutor de atividades educativas que contribuam para uma educação voltada aos anseios da sociedade contemporânea, que complete a integração do educando na sociedade e a sua inserção no mundo do trabalho. O presente trabalho relata a elaboração de uma sequência de ensino envolvendo o tema “Plásticos” com atividades que articulam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que relacionam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e propiciam o desenvolvimento de competências e habilidades nos domínios da representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural.
Abstract: Plastics are present in almost everything: in packaging, in kitchen utensils, decoration objects, in electronic gadgets, automobiles and airplanes, in sectors such as civil construction and electrical industry, in agriculture and health activities etc. Therefore, it is quite appropriate to use the theme “Plastics” as the guiding thread for educational activities that contribute to education aimed at the aspirations of contemporary society, which complements the integration of the learner into society and its insertion in the world of work. The present work reports the elaboration of a teaching sequence involving the theme "Plastics" with activities that articulate conceptual, procedural and attitudinal contents that relate science, technology, society and environment, and foster the development of skills and abilities in the domains of representation and communication, research and understanding, and sociocultural contextualization.
Palavras-chave: Plásticos
Sequência didática
Ensino médio
Plastics
Didactic Sequence
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química
Citação: Nascimento, Alinny Priscilla Silva. Elaboração de uma sequência didática para o ensino médio envolvendo o tema “Plásticos”. 2022. 70 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8533
Data do documento: 21-set-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboracao de uma sequencia didatica para o ensino medio envolvendo o tema plasticos.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.