00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8527
Tipo: Dissertação
Título: Recursos humanos em patentes concedidas às universidades brasileiras: uma discussão baseada no reconhecimento de títulos estrangeiros e seu impacto na propriedade intelectual
Título(s) alternativo(s): Human resources in patents granted to brasilian universities: a discussion based on the recognition of foreign securities and their impact on intellectual property
Autor(es): Nunes, Neide Nobre
Primeiro Orientador: Silva, Carlos Eduardo de Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Abud, Ana Karla de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Rafael Leite Pinto de
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise acerca da influência que a especialização pode ter para a propriedade intelectual no Brasil e em especial para as universidades brasileiras. Por esse ângulo, foi feita uma investigação sobre a frequência em cursos de pós-graduação (strictu sensu) realizados no exterior e os efeitos nas produções patentárias. Para isto, efetuou-se, primeiramente, uma busca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a fim de traçar a natureza das patentes concedidas às universidades nos últimos 10 anos (2011-2021), objetivando verificar se os inventores possuíam ou não pós-graduação no exterior e se esse aspecto estaria correlacionado como um fator promotor na propriedade intelectual no país, bem como da necessidade, em consequência, de uma maior celeridade no processo de reconhecimento de diplomas de qualificação. Um total de 1027 patentes foi analisado e, a partir desse resultado, verificou-se o perfil dos inventores em consulta aberta na plataforma CNPQ, por meio de seus currículos Lattes, a classificação das patentes, utilizando o sistema IPC (International Patent Classification) (seção, classe, subclasse), o número de inventores, o país onde o curso foi realizado, o ano e o nome das universidades que obtiveram um maior número de concessão. A respeito dos anos de concessão, observou-se que, entre 2014 e 2017, o número de patentes concedidas foi ínfimo, quando comparado com o progresso ocorrido em 2018 e, na sequência, até 2021. Quanto às instituições depositantes, à USP, seguida pela UNICAMP/SP, UFMG, UFGRS e UFPR, foram as líderes, com percentuais entre 5-18%. No que tange às seções/áreas predominantes das patentes, observou-se a ―A‖ (Necessidades Humanas) (37%), ―B‖ (Operações de execução, Transporte) (12%), ―C‖ (Química, Metalurgia) (28%) e ―G‖ (Física) (15%). No que tange ao perfil dos pesquisadores, os dados apontaram que quase 40% das patentes concedidas tiveram influência de recursos humanos que fizeram cursos de pós-graduação no exterior. No que se refere aos países mais procurados por eles, notou-se o predomínio dos Estados Unidos, com quase 25%, seguido da França, Alemanha e Reino Unido. Acerca da titulação, o curso de Doutorado teve um indício de quase 80% das pós-graduações realizadas no exterior. Sobre as agências de fomento, os dados mostraram que os bolsistas CNPQ ocuparam posição de liderança (45%); seguido por bolsistas CAPES (30%); FAPESP (menos de 10%) e, por último, FAPEMA (1%). Após a análise desses dados, em um segundo momento da pesquisa, foi feita uma revisão do processo de reconhecimento de títulos estrangeiros de pós-graduação no Brasil, utilizando a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como estudo de caso, de forma a entender as dificuldades enfrentadas pelos interessados em reconhecer seus diplomas de qualificação e o impacto disso para os setores de desenvolvimento e inovação do país e na própria UFAL. Dito isso, examinou-se 372 pedidos de reconhecimento processados entre os anos de 2011-2019 na UFAL (após o início da pandemia – COVID-19, eles foram suspensos), com picos de pedidos nos anos de 2015 e 2018 com 104 processos. Mais de 80% dos processos foram de cursos realizados no Paraguai e em Portugal, e mais de 90% na área de educação, indicando que as diretrizes da Universidade precisam mudar e dividir as vagas por área, se pensarmos em propriedade intelectual, como visto anteriormente. Quase 50% dos processos de reconhecimento demoraram entre 1-4 anos para ocorrerem, sinalizando que o procedimento ainda é muito burocrático.
Abstract: This dissertation presents an analysis of the influence that specialization can have on intellectual property in Brazil, especially for Universities, based on an investigation on the frequency in post-graduate courses (strictu sensu) carried out abroad. So, first, a search was carried out at the INPI (National Institute of Industrial Property) in order to trace the nature of patents granted to Brazilian universities in the last 10 years (2011-2021), aiming to verify whether inventors have a postgraduate degree or not. abroad and whether this aspect would be correlated as a promoting factor in intellectual property in the country and also with the need, as a result, for greater speed in the process of recognition of post-graduate diplomas. A total of 1027 patents granted to Brazilian universities were analyzed, verifying the following data: profile of inventors through open consultation on the CNPQ platform through their Lattes curriculum, patent classification using the IPC (International Patent Classification) system (section, class and subclass), the number of inventors, the country where the course was taken, the year and the name of the universities that obtained the highest number of concessions. Regarding the granting years, it was observed that between 2014 and 2017, the number of patents granted was negligible, compared to the progress made after 2018 and, subsequently, until 2021. As for the depositing institutions, USP, followed by UNICAMP/SP, UFMG, UFGRS and UFPR, are the leaders in obtaining patents in the period 2011-2021, with percentages between 5-18%. Regarding the most predominant sections/areas of patents, it was observed that most patents were in sections A (Human Necessities) (37%), B (Execution Operations, Transport) (12%), C (Chemistry, Metallurgy) (28%) and G (Physics) (15%). Regarding the profile of researchers, the data show that almost 40% of the patents granted were influenced by human resources who took postgraduate courses abroad. With regard to the countries most sought after by researchers, the United States predominates, with almost 25%, followed by France, Germany and the United Kingdom. Regarding the titles of researchers, the Doctoral course has an indication of almost 80% of postgraduate courses carried out abroad. Regarding development agencies, the data showed that CNPQ scholarship holders occupy a leading position (45%); then CAPES scholarship holders (30%); FAPESP (less than 10%) and, finally, FAPEMA (1%). After analyzing these data, in a second stage of the research, a review of the process of recognition of foreign postgraduate degrees in Brazil was carried out, using the Federal University of Alagoas (Ufal) as a case study, in order to understand the difficulties faced by those interested in recognizing their qualification diplomas and the impact of this on the development and innovation sectors in the country and on Ufal itself. At Ufal, 372 requests for recognition processed between the years 2011-2019 were examined (after the start of the pandemic – COVID-19, they were suspended), with peaks of requests in the years 2015 and 2018 with 104 processes. More than 80% of the processes were for courses carried out in Paraguay and Portugal, and more than 90% in the education area, showing that the University's guidelines need to change and divide vacancies by area if we think about intellectual property, as seen above. Almost 50% of recognition processes took between 1- 4 years to occur, showing that the process is still very bureaucratic.
Palavras-chave: Patentes
Título estrangeiro de pós-graduação
Inventores
Internacionalização
Inovação
Patents
Inventors
Internationalization
Postgraduate studies
Postgraduate degree
Innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: Nunes, Neide Nobre. Recursos humanos em patentes concedidas às universidades brasileiras : uma discussão baseada no reconhecimento de títulos estrangeiros e seu impacto na propriedade intelectual. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8527
Data do documento: 23-dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.