00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8481
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sistema de transporte público por ônibus em Maceió: análise da demanda e oferta, no período de 2013 á 2017
Autor(es): Silva, Jakeline Patricia Ferreira da
Primeiro Orientador: Maurício, Cleydner Marques de Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Feitosa, Cid Olival
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Dilson José de Sena
Resumo: A mobilidade urbana tem fundamental importância nos desenvolvimentos das cidades, viabilizando os deslocamentos das pessoas e dos bens no eixo urbano. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo analisar a atividade de transporte urbano em Maceió no período entre 2013 á 2017. Especificamente, a relação entre oferta e demanda por transporte público urbano, antes e depois do edital de licitações dos serviços. Utilizando os métodos estatísticos para verificação da evolução histórica do mercado, relacionando os elementos da demanda e oferta. Os dados foram disponibilizados através de relatórios emitidos pelo órgão regulamentador dos serviços de transporte na capital. Os principais resultados obtidos demonstram, que em 2017 houve uma diminuição significativa do índice da demanda por transporte público. Este desfecho sinaliza a deficiência da oferta por parte das empresas prestadoras de serviços de transporte de Maceió, e a falta de priorização do transporte público, perdendo o mercado para o transporte individual.
Abstract: Nenhum
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Transporte público urbano
Oferta e demanda
Implantação do sistema de transporte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Econômicas
Citação: SILVA, Jakeline Patricia Ferreira da. Sistema de transporte público por ônibus em Maceió: análise da demanda e oferta, no período de 2013 á 2017. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8481
Data do documento: 21-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.