00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães
Título(s) alternativo(s): Art and media: reconfigurations aesthetic in Cao Guimarães videotapes
Autor(es): Lima, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres
Primeiro Orientador: Santos, Ronaldo Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Ruy Matos e
metadata.dc.contributor.referee2: Penna, Tiago
Resumo: Neste estudo discuto como se dá a criação poética no universo da mídia, abordando a videoarte e, em especial, a produção videográfica de Cao Guimarães. Tem-se o intuito de refletir sobre aspectos de uma produção poética, na qual o poema passa a não existir no espaço físico (livro), mas no espaço virtual e no tempo. A crise dos suportes tradicionais será um dos fatores motivadores para que a literatura passe a manifestar-se incorporando outras mídias e linguagens promovendo assim a fricção do vídeo com a poesia. O videopoema é híbrido por natureza, unindo tecnologia e arte. Sendo assim, este trabalho estabelece um debate a respeito de alguns conceitos estéticos reclamados pela obra de arte na era digital, na tentativa de observar como a linguagem literária se comporta diante dessa nova realidade tecnológica, com os meios eletrônicos, e que lugar ocupa a criação poética no universo da videoarte e da mídia, abordando também conceitos de imagem e tempo. Para tal, analiso dois vídeos de Cao Guimarães, Sopro (2000) e Concerto para Clorofila (2004), tendo como fundamento teórico-metodológico estudos de teoria e crítica da videoarte, da videopoesia, e da imagem.
Abstract: In this study I discuss how poetic creation takes place in the media universe, approaching video art and, in particular, Cao Guimarães's video production. The intention is to reflect on aspects of a poetic production, in which the poem does not exist in physical space (book), but in virtual space and time. The crisis of traditional media will be one of the motivating factors for the literature to start manifesting itself incorporating other media and languages, thus promoting the friction of video with poetry. The video poem is hybrid in it’s nature, combining technology and art. Thus, this work establishes a debate about some aesthetic concepts claimed by the work of art in the digital age, in an attempt to observe how literary language behaves in the face of this new technological reality, with electronic media, and what place creation takes. poetics in the universe of video art and media, also addressing concepts of image and time. To this end, I analyze two videos by Cao Guimarães, Sopro (2000) and Concerto para Chlorophyll (2004), based on theoretical and methodological studies of theory and criticism of video art, videopoetry, and image.
Palavras-chave: Guimarães, Cao, 1965-
Videoarte
Mídia
Imagem
Poesia
Video art
Media
Image
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo
Citação: LIMA, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres. Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães. 2022. 53 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8480
Data do documento: 31-ago-2020
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