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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8480
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães |
Título(s) alternativo(s): | Art and media: reconfigurations aesthetic in Cao Guimarães videotapes |
Autor(es): | Lima, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres |
Primeiro Orientador: | Santos, Ronaldo Bispo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Ruy Matos e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Penna, Tiago |
Resumo: | Neste estudo discuto como se dá a criação poética no universo da mídia, abordando a videoarte e, em especial, a produção videográfica de Cao Guimarães. Tem-se o intuito de refletir sobre aspectos de uma produção poética, na qual o poema passa a não existir no espaço físico (livro), mas no espaço virtual e no tempo. A crise dos suportes tradicionais será um dos fatores motivadores para que a literatura passe a manifestar-se incorporando outras mídias e linguagens promovendo assim a fricção do vídeo com a poesia. O videopoema é híbrido por natureza, unindo tecnologia e arte. Sendo assim, este trabalho estabelece um debate a respeito de alguns conceitos estéticos reclamados pela obra de arte na era digital, na tentativa de observar como a linguagem literária se comporta diante dessa nova realidade tecnológica, com os meios eletrônicos, e que lugar ocupa a criação poética no universo da videoarte e da mídia, abordando também conceitos de imagem e tempo. Para tal, analiso dois vídeos de Cao Guimarães, Sopro (2000) e Concerto para Clorofila (2004), tendo como fundamento teórico-metodológico estudos de teoria e crítica da videoarte, da videopoesia, e da imagem. |
Abstract: | In this study I discuss how poetic creation takes place in the media universe, approaching video art and, in particular, Cao Guimarães's video production. The intention is to reflect on aspects of a poetic production, in which the poem does not exist in physical space (book), but in virtual space and time. The crisis of traditional media will be one of the motivating factors for the literature to start manifesting itself incorporating other media and languages, thus promoting the friction of video with poetry. The video poem is hybrid in it’s nature, combining technology and art. Thus, this work establishes a debate about some aesthetic concepts claimed by the work of art in the digital age, in an attempt to observe how literary language behaves in the face of this new technological reality, with electronic media, and what place creation takes. poetics in the universe of video art and media, also addressing concepts of image and time. To this end, I analyze two videos by Cao Guimarães, Sopro (2000) and Concerto para Chlorophyll (2004), based on theoretical and methodological studies of theory and criticism of video art, videopoetry, and image. |
Palavras-chave: | Guimarães, Cao, 1965- Videoarte Mídia Imagem Poesia Video art Media Image Poetry |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Jornalismo |
Citação: | LIMA, Raphael Von Sohsten de Albuquerque Torres. Arte e mídia: reconfigurações estéticas nos videopoemas de Cao Guimarães. 2022. 53 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8480 |
Data do documento: | 31-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA |
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