00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A argumentação na produção textual oral de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Alagoas
Título(s) alternativo(s): The argumentation in the oral textual production of students of the 8th year of elementary school in a public school in Alagoas
Autor(es): Santos, Gercimara do Nascimento
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cristiano Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
Resumo: Por entender a língua em suas dimensões interacional e discursiva e seu domínio como condição para a efetiva participação social dos indivíduos, esta pesquisa defende a abordagem da oralidade no ensino da língua portuguesa, sobretudo a produção de textos orais de natureza tipológica argumentativa. Discute-se ainda a necessidade de que, em seu ensino, sejam adotadas práticas que articulem tanto a modalidade oral como a escrita, uma vez que, no contexto de práticas sociais e culturais, elas são atividades interativas e complementares. Fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2001; 2007; 2010), sobre oralidade e relações entre fala e escrita; Antunes (2003), Crescitelli e Reis (2013), Bentes (2013), no que se refere ao espaço e trabalho com a oralidade em sala de aula; Fávero, Andrade e Aquino (2000 e 2013), Aquino (2015), quanto ao ensino da argumentação, Ribeiro (2009) com as discussões acerca da argumentação no texto oral, entre outros. Esta pesquisa defende a necessidade de se trabalhar na escola práticas orais que possibilitem o desenvolvimento de uma consciência acerca da importância da tomada da palavra em público, fazendo perguntas, solicitando explicações e tecendo comentários. Para isso, o trabalho apresenta as seguintes questões de pesquisa: De que modo o ensino da modalidade oral da língua é tratado em documentos oficiais e em livros didáticos de Língua Portuguesa? Quais são os aspectos constitutivos, as estratégias de construção e as condições de produção do texto falado? Quais estratégias interacionais e argumentativas são utilizadas por alunos em práticas de atividades de produção de textos orais?. Tem como objetivo geral analisar os procedimentos ou estratégias argumentativas utilizadas por estudantes do ensino fundamental na exposição oral ou na defesa de ponto de vista. A proposta de intervenção foi desenvolvida com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de Alagoas e teve como instrumentos de coleta de dados gravações e transcrições dos textos orais produzidos pelos alunos-colaboradores. A partir das atividades realizadas, verificou-se que parte considerável da turma apresentou dificuldades na exposição de pontos de vista, em estabelecer contrapontos e argumentos nos momentos de discussão dos textos em classe, sobretudo nos de caráter argumentativo, interferindo no desenvolvimento das aulas em que o texto falado obteve predominância.
Abstract: By understanding the language in its interactional and discursive dimensions and its domain as a condition for the effective social participation of individuals, this research defends the approach of orality in the teaching of the Portuguese language, especially the production of oral texts of an argumentative typological nature. It also discusses the need for practices to be adopted in their teaching that articulate both oral and written modes, since, in the context of social and cultural practices, they are interactive and complementary activities. It is based on Marcuschi's studies (2001; 2007; 2010), on orality and relations between speech and writing; Antunes (2003), Crescitelli and Reis (2013), Bentes (2013), with regard to space and work with orality in the classroom; Fávero, Andrade and Aquino (2000 and 2013), Aquino (2015), regarding the teaching of argumentation, Ribeiro (2009) with the discussions about argumentation in the oral text, among others. This research defends the need to work on oral practices in school that allow the development of an awareness about the importance of taking the floor in public, asking questions, asking for explanations and making comments. From the activities carried out, it was found that a considerable part of the class had difficulties in exposing points of view, in establishing counterpoints and arguments when discussing texts in class, especially those of na argumentative nature, interfering in the development of classes in which the spoken text obtained predominance. The work started from the following research questions: How is the teaching of the oral language modality dealt with in official documents and in Portuguese language textbooks? What are the constitutive aspects, construction strategies and conditions of production of the spoken text? Which interactional and argumentative strategies are used by students in practices of activities of production of oral texts?, Aiming to analyze the procedures or argumentative strategies used by elementary school students in the oral exposition or in the defense of point of view. The intervention proposal was developed with 8th grade students in a public school in Alagoas and had as instruments of data collection recordings and transcriptions of the oral texts produced by the student-collaborators. From the activities carried out, it was found that a considerable part of the class had difficulties in exposing points of view, in establishing counterpoints and arguments when discussing texts in class, especially those of an argumentative nature, interfering in the development of classes in which the spoken text obtained predominance.
Palavras-chave: Oralidade
Produção de textos
Argumentação oral
orality
Text production
Oral arguments
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SANTOS, Gercimara do Nascimento. A argumentação na produção textual oral de alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Alagoas. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8473
Data do documento: 10-mar-2020
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