06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8451
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A alfabetização e letramento cartográfico uma análise bibliográfica
Autor(es): Silva, Josemário Porfirio da
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Roberval Felippe Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Luã Karll de
Resumo: A cartografia como ciência existe há mais de 500 anos e ela nunca perdeu sua utilidade, seja para que trabalha diretamente com ela, seja para quem não sabe que ela existe. Isso ocorre porque o ser humano sempre precisou se localizar no espaço geográfico, e isso é prático, pois se trata de uma necessidade das pessoas: saber onde estão ou onde querem chegar. No contexto pedagógico, ensinar cartografia é mesmo válido quando pragmaticamente se valoriza o cotidiano dos alunos, oferecendo-lhes consciência do que estão aprendendo e da verdade de que são capazes de utilizar a cartografia no meio social. Assim, se fala mesmo em autonomia do ser diante do eu se está aprendendo; coerentemente, vale evidenciar as frequentes considerações freireanas sobre a pedagogia da autonomia e suas implicações no letramento. A partir disso, este trabalho tem como objetivo geral compreender a contribuição da alfabetização e do letramento cartográfico, suas implicações no processo de formação dos alunos tendo por base as análises bibliográficas. Já como objetivos específicos busca compreender a importância da alfabetização/letramento cartográfico no processo de formação dos alunos; identificar como a alfabetização/letramento cartográfico contribuem para o processo de formação dos estudantes; reconhecer a importância da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento cognitivo dos referidos alunos. A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas relacionadas a alfabetização e letramento cartográfico, com base em suas informações trabalhar a pedagogia cartográfica. Trata-se de um estudo bibliográfico qualitativo de natureza exploratória. Coerentemente vale terminar enfatizando a importância de ensinar para a base autônoma do saber e da perspectiva social dos educandos.
Abstract: Cartography as a science has been around for over 500 years and it has never lost its usefulness, whether for those who work directly with it or for those who do not know it exists. This is because human beings have always needed to locate themselves in geographic space, and this is practical, as it is a need of people: to know where they are or where they want to go. In the pedagogical context, teaching cartography is even valid when pragmatically valuing the daily lives of students, offering them awareness of what they are learning and the truth that they are capable of using cartography in the social environment. Thus, if one speaks about the autonomy of the being in front of the self, one is learning; coherently, it is worth highlighting frequent Freire's considerations about the pedagogy of autonomy and its implications for literacy. From that, this work has as general objective to understand the contribution of literacy and cartographic literacy, its implications in the process of formation of students based on bibliographic analysis. And as specific objectives search to understand the importance of literacy / cartographic literacy in the training process of students; identify how literacy/cartographic literacy contributes to the student education process; recognize the importance of cartographic literacy for the cognitive development of these students. The methodology used was bibliographic research related to literacy and cartographic literacy, based on their information to work on cartographic pedagogy. This is a qualitative bibliographic study of an exploratory nature. Accordingly, it is worth finishing by emphasizing the importance of teaching for the autonomous basis of knowledge and the social perspective of students.
Palavras-chave: Geografia
Cartografia
Educação
Alfabetização
Letramento
Cartography
Teaching
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SILVA, Josemário Porfirio da. A alfabetização e letramento cartográfico: uma análise bibliográfica. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8451
Data do documento: 2-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A alfabetização e letramento cartográfico uma análise bibliográfica.pdf484.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.