00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8433
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres: análise interseccional de sentidos na literatura científica brasileira
Autor(es): Costa, Kaline Thatiana Ribeiro de Melo
Pedrosa, Maria Marques Marinho Peronico
Primeiro Orientador: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Juliana Keila Jeremias da
Resumo: Neste artigo analisaremos os sentidos produzidos sobre saúde das mulheres e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos a partir do nosso encontro com produções da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi). Atualmente os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos são Direitos Humanos reconhecidos nos marcos legais-regulatórios internacionais e nacionais. No entanto, nem todas as mulheres alcançam plenamente esses direitos, havendo muitas violações em todo mundo. Este estudo trata de uma pesquisa qualitativa com delineamento exploratório onde optamos por realizar uma revisão da literatura científica a partir dos referenciais teóricometodológicos do feminismo negro desde uma perspectiva interseccional na interface com as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos. Lançamos mão do conceito de Interseccionalidade como uma ferramenta de análise, levando em conta as diversas intersecções entre marcadores sociais como raça/cor/etnia, classe, gênero, identidade de gênero e orientação sexual. Concluímos que o acesso ou não a esses direitos está submetido às influências constantes das múltiplas interações entre sistemas discriminatórios que retiram a autonomia das mulheres sobre seus corpos ao passo que promovem o apagamento de pluralidades.
Abstract: NUILL
Palavras-chave: Saúde das mulheres
Direitos sexuais
Direitos reprodutivos
Interseccionalidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: COSTA, Kaline Thatiana Ribeiro de Melo; PEDROSA, Maria Marques Marinho Peronico. Direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres: análise interseccional de sentidos na literatura científica brasileira. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8433
Data do documento: 22-jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.