00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Feminismo e letramento crítico em aulas de inglês no Instituto Federal de Alagoas: desconstruções e condutas propositivas
Título(s) alternativo(s): Feminism and Critical Literacy in English classes at the Federal Institute of Alagoas: deconstructions and purposeful conducts
Autor(es): Rocha, Maryana Josina Tavares da.
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Egito, Niedja Balbino do
metadata.dc.contributor.referee3: Stella, Paulo Rogerio
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre os impactos dos discursos sexistas com as/os discentes de uma turma não regular do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pesquisa ocorreu em aulas remotas de Língua Inglesa e teve como os principais pressupostos teóricos a teoria feminista (HOOKS, 2018; DAVIS, 2016; COLLINS, 2019) e a perspectiva do Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2006; 2013; JANKS, 2014). A pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada (LA), ciência que se interessa por problemas de relevância social e oferece respostas para a vida das/dos participantes de pesquisa (ROJO, 2013). O trabalho é de natureza qualitativa (CROKER, 2009), tratando-se de uma pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: diários da professora/pesquisadora, gravações das aulas em vídeo, atividades produzidas pelas/os discentes participantes da pesquisa e registros das conversas em um grupo de WhatsApp. Os resultados apontam que o ambiente escolar não está isento de reproduzir ações preconceituosas, mas que reflexões sobre temas feministas em aulas de língua inglesa trouxeram processos de (des)aprendizagem acerca de pensamentos e ações sexistas. Demonstraram, também, que apesar de o machismo estar presente nas experiências sociais das/os discentes do IFAL, condutas propositivas para combatê-lo foram identificadas e valorizadas.
Abstract: The present study aimed to reflect on the impacts of sexist speeches with students from a non-regular class of Integrated Technical High School at the Federal Institute of Alagoas (IFAL). The research was carried out in remote English language classes and it had as main theoretical assumptions the feminist theory (HOOKS, 2018; DAVIS, 2016; COLLINS, 2019) and the perspective of Critical Literacy (MONTE MÓR, 2006; 2013; JANKS, 2014). The research is based on Applied Linguistics (LA), a science that is interested in problems of social relevance and offers answers to the lives of the research participants (ROJO, 2013). The work has a qualitative nature (CROKER, 2009), being a socially critical action research (TRIPP, 2005). The data collection instruments used were: the diaries of the teacher/ researcher, recordings of the video classes, activities produced by the students participating in the research and the records of the conversations in a WhatsApp group. The results show that the school environment is not exempt from reproducing prejudiced actions, but reflections on feminist themes in English language classes brought the possibility of (un)learning sexist thoughts and sexist actions. They also demonstrated that, although sexism is present in the social experiences of IFAL students, purposeful conducts to combat it were identified and valued.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Feminismo
Letramento - Crítica
Ensino médio - Ensino público
English language - Study and teaching
Feminism
Literacy - Criticism
High school - Public education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: ROCHA, Maryana Josina Tavares da. Feminismo e letramento crítico em aulas de inglês no Instituto Federal de Alagoas: desconstruções e condutas propositivas. 2021. 195 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8406
Data do documento: 29-mar-2021
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