00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inglês na escola básica: investigando crenças de aprendizagem de alunos de ensino médio da rede privada
Título(s) alternativo(s): English in elementary school: investigating learning beliefs of private high school students
Autor(es): Silva, Mayara Laizze da
Primeiro Orientador: Makiyama, Simone
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Rieger, Pedro Gustavo
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa de campo cujo objetivo é investigar as crenças de aprendizagem comuns entre alunos de inglês da escola básica. O estudo foi conduzido com vinte alunos do ensino médio de uma escola de rede privada em Maceió/AL. A fundamentação teórica foi feita à luz de pesquisadores da Linguística Aplicada e seus trabalhos acerca de crenças educacionais na sala de aula de língua estrangeira. Os dados da pesquisa foram coletados através de um questionário online semiestruturado e analisados partir de uma abordagem metodológica qualitativa descritiva. Como resultado, foram apuradas quatro crenças de aprendizagem que apontam para limitações que permeiam ensino de língua estrangeira na escola básica e para a importância do aluno enquanto sujeito autônomo para uma aprendizagem satisfatória.
Abstract: This article is a field research that aims to investigate common learning beliefs amongst English students from the regular school. This study was performed with twenty high school students from a private school in Maceió/AL. The theoretical foundation was based on Applied Linguistics researchers and their studies on educational beliefs in the foreign language classroom. The data for this research was gathered through a semi- structured online questionnaire and analyzed under a descriptive qualitative methodological approach. As results, there have been found four learning beliefs pointing to limitations regarding to EFL teaching in regular school and also to the importance of the student as an autonomous subject for a satisfactory learning.
Palavras-chave: Língua inglesa -Estudo e ensino
Ensino aprendizagem
Ensino e aprendizagem língua inglesa
Língua inglesa -Estudo e ensino
Teaching learning
Teaching and learning English language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: SILVA, Mayara Laizze da. Inglês na escola básica: investigando crenças de aprendizagem de alunos de ensino médio da rede privada. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8396
Data do documento: 30-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inglês na escola básica: investigando crenças de aprendizagem de alunos de ensino médio da rede privada1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.