00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8390
Tipo: Especialização
Título: Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Menagement of TDIC and digital inclusion in public schol’s in Alagoas
Autor(es): Silva, Marcelo Severo da
Primeiro Orientador: Oliveira, Carmen Lúcia de Araújo Paiva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Gilson Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Neves, Yara Pereira da Costa e Silva
Resumo: Este artigo aborda dois problemas que infelizmente ainda estão presentes em algumas escolas públicas de Alagoas; a falta de gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de inclusão digital. A constatação desses dois problemas se deu mediante um estudo realizado em uma escola pública do interior de Alagoas. Com os dados colhidos nesse estudo, foi possível apresentar uma proposta de gestão das TICs e de inclusão digital com o objetivo de tentar melhorar a qualidade do ensino ofertado na referida escola. As medidas propostas se baseiam no entendimento de alguns especialistas na área de educação com tecnologias, os quais acreditam que é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem por meio da inserção das TICs no processo educativo.
Abstract: This article addresses two problems that unfortunately are still present in some public schools in Alagoas; the lack of management of Information and Communication Technologies (ICT) and digital inclusion. The verification of these two problems occurred through a study carried out in a public school in the interior of Alagoas. With the data collected in this study, it was possible to present a proposal for the management of ICTs and digital inclusion in order to try to improve the quality of education offered in that school, as well as in other public schools in Alagoas. The proposed measures are based on the understanding of some experts in the field of education with technologies, who believe that it is possible to improve the teaching-learning process through the insertion of ICTs in the educational process.
Palavras-chave: Inclusão digital
Gestão
Tecnologias
Metodologias ativas
Digital Inclusion
Technologies Management
Active methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC
Citação: SILVA, Marcelo Severo da. Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas. 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8390
Data do documento: 13-abr-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas.pdf644.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.