06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8373
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas em Santana do Ipanema, AL em relação à docência na contabilidade.
Autor(es): Fernandes, Letícia Correia
Primeiro Orientador: Santos, Cristiano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Patrícia Brandão Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Omena Neto, Alcides José de
Resumo: Este trabalho abordou o ensino da Contabilidade como opção de trabalho para o futuro profissional contábil, para isso buscou-se verificar qual a percepção que os alunos do curso de ciências contábeis têm sobre essa opção e evidenciar a necessidade do profissional contábil preparar-se devidamente para exercer a Docência Superior, tal qual se faz nas demais atividades profissionais, com interesse de atuar com ética e responsabilidade, contribuindo efetivamente para a formação profissional dos seus alunos. Demonstrou-se a importância da existência do docente na formação de novos profissionais, preparando-os e capacitando-os para atuarem junto ao mercado de trabalho, profissionais estes que deverão estar preparados para atuar num ambiente de constantes mudanças técnicas, normativas, e tecnológicas, que tornam este ambiente cada vez mais competitivo. Foi relatada a importância da formação contínua para os professores do curso superior de Ciências Contábeis, com propósito de que eles mantenham-se atualizados e se utilizem de novas técnicas desenvolvidas bem como de avanços tecnológicos surgidos, de forma a apresentar um melhor desempenho na formação de novos profissionais.
Abstract: This work analyzes the teaching of Accounting as a working option for the future accounting professional. To achieve this goal we sought to verify what is the perception that students have about this option and highlight the needs of the accounting professional to be ready for university teaching practice, as he has done in other professional activities that he has engaged, in order to act ethically and responsibly contributing to the formation of new accounting professionals. The results confirm the importance of the educator for the generation of new professionals, taking into account he is responsible for preparing professionals that will access the market. These professionals should be prepared to work in an environment of constant changes in technical, regulatory and technological aspects, making it an increasingly competitive environment. It was addressed the importance of setting up a continuous learning process for the educator at the Accounting University in his aim to remain up to date, allowing him the use of new developed techniques as well technological evolutions that have arisen in order to perform a better training of the new professionals.
Palavras-chave: Docência - Ensino superior
Ciências contábeis
Formação profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: FERNANDES, Letícia Correia. Percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas em Santana do Ipanema, AL em relação à docência na contabilidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8373
Data do documento: 21-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.