06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8354
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação financeira na formação em ciências contábeis
Autor(es): Duarte, Leilla Karine Damasceno Melo
Oliveira, Natascha Jordane Silva
Primeiro Orientador: Moreira, Josicleide Amorim Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marcos Igor da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Esdras dos Santos
Resumo: A Educação Financeira se apresenta como uma contribuição para a melhoria das decisões de consumo, devendo, portanto, ser contínua e permanente, perpassando por toda a formação educacional do indivíduo. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo verificar a conformidade presente no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública do Estado de Alagoas, relacionado à Educação Financeira. Trata-se de uma pesquisa básica, classificada como descritiva, com abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos envolveram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados coletados se deram de forma secundária, mediante análise do Projeto Pedagógico do Curso e dos Planos de Ensino dos componentes curriculares ofertados. Os resultados evidenciam que o curso analisado apresenta conformidade parcial de seu PPC e Planos de Ensino com as perspectivas da Educação Financeira, devendo envidar esforços para ofertar outros conteúdos programáticos, de modo a assegurar uma formação mais alinhada aos preceitos da EF.
Abstract: Financial Education is a contribution to improve consumption decisions, and should therefore, be continuous and permanent, going through the entire educational formation of the individual. Thus, this research aims to verify the conformity present in the Pedagogical Project of the Accounting Sciences Course of a Public University in the State of Alagoas, related to Financial Education. This is a basic research, classified as descriptive, with a qualitative approach, whose technical procedures involved bibliographical, documentary and case study research. The collected data were given in a secondary way, through the analysis of the Course Pedagogical Project and the Teaching Plans of the offered curricular components. The results show that the analyzed course presents a considerable level of compliance of its CPP and Teaching Plans with the perspectives of Financial Education, but that it should make efforts to offer other programmatic contents, in order to ensure a training that is more in line with the FE precepts.
Palavras-chave: Ciências Contébeis
Educação financeira
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: DUARTE, Leilla Karine Damasceno Melo; OLIVEIRA, Natascha Jordane Silva. Educação financeira na formação em ciências contábeis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Unidade Educacional Santana do Ipanema, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8354
Data do documento: 29-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação financeira na formação em ciências contábeis.pdf750.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.