00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8346
Tipo: Tese
Título: Práticas de leitura na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentos
Título(s) alternativo(s): Reading practices in digital culture from the perspective of multileteration
Autor(es): Santos, Nádson Araújo dos
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Juscelino Francisco do
metadata.dc.contributor.referee4: Anecleto, Úrsula Cunha
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral analisar nas práticas de leitura como ocorrem os modos de ler de alunos na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentos. Mais especificamente, realizamos um estudo da influência da cultura digital nas práticas de leitura de alunos do 4o e 5o anos dos anos iniciais do ensino fundamental. A perspectiva teórica-metodológica adotada é baseada nos estudos dos Letramentos como práticas socioculturais, com ênfase em leitura, na pedagogia dos multiletramentos e na cultura digital. É uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa do tipo estudo misto de abordagem delineamento convergente, realizada numa escola pública municipal de Coruripe-AL. Para compor nosso corpus de pesquisa, os dados foram gerados em duas etapas: a aplicação de um questionário online com a participação de 140 (cento e quarenta) alunos; e entrevistas semiestruturadas com cinco deles. Para a construção dos dispositivos de análise, baseamo-nos na Análise Textual Discursiva. A pesquisa evidenciou que, embora os sujeitos alunos dos anos iniciais estejam socialmente imersos na cultura digital, as práticas de leitura realizadas na escola são predominantemente empreendidas na cultura do texto impresso, em que são utilizados livros didáticos e outros materiais impressos, tais como: os paradidáticos; e módulos apostilados para as atividades de leitura. Em contrapartida, a discussão dos resultados revela que para além da sala de aula, sobretudo, nas suas residências, os alunos priorizam práticas de leitura de textos multiletrados materializados em suportes digitais, entres eles: os celulares; smartphones; e notebooks. Dessa maneira, a pesquisa indica que os sujeitos partícipes agenciam seus modos de ler por meio da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), interagindo, por meio delas, com textos multimodais. Para problematizar essa questão, trazemos a reflexão as práticas de leitura sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos que é culturalmente sensível e comprometida com o desenvolvimento da aprendizagem de leitura dos alunos para além da fluência. Para pesquisas futuras, sugerimos a necessidade da ampla problematização do fazer a pedagogia dos multiletramentos em contextos escolares.
Abstract: The research has as a general objective to analyze in reading practices how students' ways of reading occur in digital culture from the perspective of multiliteracies. More specifically, we carried out a study of the influence of digital culture on the reading practices of 4th and 5th grade students in the early years of elementary school. The theoretical-methodological perspective adopted is based on Literacy studies as sociocultural practices, with an emphasis on reading, multiliteracies pedagogy and digital culture. It is a quanti-qualitative research of a mixed study type with a convergent design approach, carried out in a municipal public school in Coruripe-AL. To compose our research corpus, data were generated in two stages: the application of an online questionnaire with the participation of 140 (one hundred and forty) students; and semi-structured interviews with five of them. For the construction of the analysis devices, we base ourselves on the Discursive Textual Analysis. The research showed that, although student subjects in the early years are socially immersed in digital culture, reading practices carried out at school are predominantly undertaken in the culture of printed text, in which textbooks and other printed materials are used, such as: the paradidactic; and handout modules for reading activities. On the other hand, the discussion of the results reveals that, beyond the classroom, especially in their homes, students prioritize reading practices of multiliterate texts materialized in digital supports, including: cell phones; smartphones; and notebooks. In this way, the research indicates that the participating subjects organize their ways of reading through the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC), interacting, through them, with multimodal texts. To discuss this issue, we reflect on reading practices from the perspective of multiliteracies pedagogy, which is culturally sensitive and committed to the development of students'reading learning beyond fluency. For future research, we suggest the need for broad problematization of making multiliteracies pedagogy in school contexts.
Palavras-chave: Práticas de leitura
TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)
Multiletramentos
Cultura digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Nádson Araújo dos. Práticas de leitura na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentos. 2022. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8346
Data do documento: 14-jan-2022
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