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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8340
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça o bem- amado, de Dias Gomes |
Título(s) alternativo(s): | Comedy as social criticism in brazilian theater: the types of comics in the play O bem- amado, by Dias Gomes |
Autor(es): | Mendonça, Arla Katterine Campos |
Primeiro Orientador: | Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Moacir Japearson Alburquerque |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Susana Souto |
Resumo: | Para a composição do seguinte trabalho, partimos da inquietação que a história da peça O Bem- Amado, de Dias Gomes desperta em seus leitores. Propomos aqui uma reflexão acerca do uso do gênero comédia no teatro como tática para críticas sociais. Daremos início com uma investigação dos primeiros vestígios do uso da comédia como estratégia para fazer denúncias desde à Grécia antiga, considerando suas sátiras e peças cômicas, passando pela Roma, Idade Média e Commedia dell'arte, até chegarmos ao formato das comédias feitas na atualidade. Refletire- mos acerca do riso e do absurdo nos tipos de cômico encontrados na peça de Dias Gomes, considerando como norte o trabalho de Henri Bergson (1900) acerca do riso. Por fim, faremos reflexão sobre o momento político do Brasil quando O Bem-Amado teve sua primeira versão escrita, considerando o contexto em que o teatro se encontrava inserido quando a peça foi encena, além de suas inquietações e estratégias frente à ditadura civil militar instalada no Brasil em 1964 |
Abstract: | For the composition of the following work, we start from the concern that the story of the play O Bem-Amado by Dias Gomes generates in your readers. Here we propose a reflection on the use of the comedy genre in the theater as a strategy for making social criticisms. We will begin with an investigation of the first traces of the use of comedy as a strategy for making complaints from ancient Greece, considering his satires and comic pieces, passing through Rome, Middle Ages and Commedia dell'arte, until we get to the format of comedies made today. We will reflect on the laughter and absurdity in the types of comics found in the play by Dias Gomes, considering Henri Bergson's work on laughter, as a guide. Finally, we will reflect on the political moment in Brazil when O Bem-Amado had its first written version, considering the contexto in which the theater was inserted when the play was staged, in addition to its concerns and strategies in the face of the political dictatorship installed in Brazil in 1964 |
Palavras-chave: | O bem amado Teatro brasileiro (Comédia) Comédia (Literatura) - Crítica social the beloved Brazilian Theater (Comedy) Comedy (Literature) - Social Criticism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | MENDONÇA, Arla Katterine Campos. A comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça O Bem- Amado, de Dias Gomes. 2021. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciada em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8340 |
Data do documento: | 17-mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
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A comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça o bem- amado, de Dias Gomes | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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