00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8334
Tipo: Dissertação
Título: Literatura de cordel: elo entre cultura e ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Cordel Literature: link between Culture and Science Teaching
Autor(es): Santos, Lyvia Barreto
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Adelmo Fernandes de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: Esta dissertação discute as potencialidades desenvolvidas pela Literatura de Cordel e como ela pode auxiliar no ensino do conteúdo Reino dos Fungos do componente curricular Ciências. Sendo assim, definiu-se por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do Cordel para o desenvolvimento de indicadores de Alfabetização Científica nos alunos sobre o conteúdo de Ciências “Reino dos Fungos”. Especificamente, o presente estudo buscou identificar como o Cordel pode auxiliar no desenvolvimento da leitura, escrita, oralidade e interpretação textual, bem como, contribuir para valorização histórica e cultural desse gênero no Nordeste brasileiro e descrever os possíveis indicadores de Alfabetização Científica que as intervenções, utilizando o Cordel nas aulas de Ciências, podem desenvolver. Para discorrer sobre a Literatura de Cordel apoiamo-nos, especialmente, em Abreu (1993); Silva (2007); e Carvalho (2017). Para dialogar sobre Alfabetização Científica e Ensino de Ciências (SASSERON; CARVALHO 2011); (CHASSOT, 2003); (BRASIL, 2017) e (PIZARRO; JÚNIOR, 2015); entre outros. A metodologia foi do tipo pesquisa-aplicação (PLOMP, 2018; NONATO; MATTA, 2018) com abordagem qualitativa (CRESWELL, 2007; GODOY, 1995; MELO, 2020), a qual se constituiu com a aplicação da Sequência Didática (SD): “Reino dos Fungos: aprendendo com a Literatura de Cordel” - produto desta dissertação - seguindo as etapas: fase preliminar, fase prototípica e fase de melhoramento. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários on-line através do google forms com a finalidade de avaliar os saberes prévios dos alunos sobre os fungos e o Cordel, assim como, sobre a acessibilidade às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), concepções da professora sobre a turma, o Ensino de Ciências e as aulas remotas (fase preliminar). Também integraram como parte dos dados coletados: avaliação de atividades resolvidas pelos alunos após cada ciclo iterativo (fase prototípica) e considerações expostas pelos alunos após a intervenção (fase de melhoramento). A análise dos dados ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva –ATD – (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os dados demonstraram que os alunos puderam não só conhecer a estrutura e a importância do gênero Cordel, como também, aperfeiçoar a capacidade leitora, de escrita, de interpretação de texto e da oralidade, além de desenvolver os indicadores da Alfabetização Científica: ler em ciência, escrever em ciências, criar, atuar, argumentar, investigar e articular ideias. Tais resultados apontam para a inserção cada vez maior de gêneros discursivos nas aulas de Ciências e a utilização destes em combinação com outros recursos didáticos, de modo que possam contextualizar os conhecimentos científicos e incorporar práticas que potencializem as aprendizagens científicas dos alunos.
Abstract: This dissertation aims to discuss about the potentialities developed by the Cordel Literature and how it can help in the remote teaching of the Kingdom Fungi of the Science curricular subject. Thus, the objective is to analyze the pedagogical potentialities of Cordel for the development of Scientific Literacy indicators in students, about the Science content "Kingdom Fungi". Specifically, this study sought to identify how Cordel can help in the development of reading, writing, speaking and textual interpretation, and also how can it contribute to historical and cultural appreciation of this genre, especially in the Northeast literature; in addition, this work focused on describe the possible indicators of Scientific Literacy that interventions using Cordel in science classes can develop. To discuss Cordel Literature, we mainly relied on Abreu (1993), Silva (2007) and Carvalho (2017). To discuss Scientific Literacy and Science Teaching, we based on (SASSERON; CARVALHO 2011), (CHASSOT, 2003), (BRASIL, 2017) and (PIZARRO; JÚNIOR, 2015), among others. The methodology was the research-application (PLOMP, 2018; NONATO; MATTA, 2018) with a qualitative approach (CRESWELL, 2007; GODOY, 1995; MELO, 2020), which was constituted with the application of the Teaching Sequence (TS) "Kingdom Fungi: learning with Cordel Literature", result of this dissertation, following the steps: preliminary step, prototypical step and improvement step. For data collection, online questionnaires were applied through google forms, with the purpose of evaluating the students' previous knowledge about fungi and Cordel, as well as about the accessibility to Information and Communication Technology (ICT), the teacher's conceptions about the class, Science Teaching and remote classes (preliminary step). As part of data, also, we used the evaluation of activities solved by students after each iterative cycle (prototypical step) and considerations exposed by students after the intervention (improvement phase). The Textual Discourse Analysis – TDA – (MORAES; GALIAZZI, 2006) was used in the data analysis. The results showed us that students were able to learn not only about the structure and importance of the Cordel genre, but also helped them to improve their reading, writing, text interpretation and oral skills, in addition to the development of the indicators of Scientific Literacy: reading science, writing science, creating, acting, arguing, investigating and articulating ideas. Such results point to the increasing insertion of several discursive genres in Science classes and their use in combination with other didactic resources in order to contextualize scientific knowledge and incorporate practices to enhance students' scientific learning.
Palavras-chave: Alfabetização Científica
Fungos
Ensino de Ciências
Literatura de Cordel
Science Teaching
Scientific Literacy
Fungi
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Lyvia Barreto. Literatura de cordel: elo entre cultura e ensino de ciências. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8334
Data do documento: 22-out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura de cordel - elo entre cultura e ensino de ciências.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.