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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8304
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação docente e a agressividade infantil |
Autor(es): | Oliveira, Maria Saúde da Silva |
Primeiro Orientador: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mônica Regina Nascimento dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Laíse Soares |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a agressividade em crianças na educação infantil relacionando-a à formação do professor. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalha essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem. Ademais, as pessoas agredidas podem desenvolver sequelas psicológicas marcantes. Diante do fato de que essa temática tem sido pouco explorada no âmbito da formação docente, a pesquisa se torna relevante pelas contribuições que poderá trazer ao debate. Verificamos o fato de que o profissional da educação muitas vezes não tem uma formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Assim, o conhecimento e a metodologia fazem toda a diferença em uma sala de aula, uma vez que propiciam um bom rendimento da criança, bem como um desenvolvimento agradável da aula para o professor. Como base para a construção dessa discussão, nos apoiamos em autores como Bee (2003), Biaggio (2011), Félix López (2004), Wallon (2007), entre outros. |
Abstract: | This work aims to present a discussion about aggressiveness in children in early childhood education, relating it to teacher education. We assume that, when these aggressive atitudes are not worked on, they can continue throughout childhood, bringing serious implications for learning. Furthermore, battered people can develop marked psychological sequelae. Given the fact that this theme has been little explored in the context of teacher education, the research becomes relevant because of the contributions it can bring to the debate. We verified the fact that education professionals often do not have quality training and do not build adequate methodologies that help in the development of a child who has aggressive attitudes. Thus, knowledge and methodology make all the difference in a classroom, as they provide a good performance for the child, as well as a pleasant development of the class for the teacher. As abasis for the construction of this discussion, we rely on authors such as Bee (2003), Biaggio (2011), Félix López (2004), Wallon (2007), among others. |
Palavras-chave: | Formação docente Educação infantil Agressividade Teacher training Child education Aggressiveness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | OLIVEIRA, Maria Saúde da Silva. A formação docente e a agressividade infantil. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8304 |
Data do documento: | 30-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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