06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação docente e a agressividade infantil
Autor(es): Oliveira, Maria Saúde da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Laíse Soares
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a agressividade em crianças na educação infantil relacionando-a à formação do professor. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalha essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem. Ademais, as pessoas agredidas podem desenvolver sequelas psicológicas marcantes. Diante do fato de que essa temática tem sido pouco explorada no âmbito da formação docente, a pesquisa se torna relevante pelas contribuições que poderá trazer ao debate. Verificamos o fato de que o profissional da educação muitas vezes não tem uma formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Assim, o conhecimento e a metodologia fazem toda a diferença em uma sala de aula, uma vez que propiciam um bom rendimento da criança, bem como um desenvolvimento agradável da aula para o professor. Como base para a construção dessa discussão, nos apoiamos em autores como Bee (2003), Biaggio (2011), Félix López (2004), Wallon (2007), entre outros.
Abstract: This work aims to present a discussion about aggressiveness in children in early childhood education, relating it to teacher education. We assume that, when these aggressive atitudes are not worked on, they can continue throughout childhood, bringing serious implications for learning. Furthermore, battered people can develop marked psychological sequelae. Given the fact that this theme has been little explored in the context of teacher education, the research becomes relevant because of the contributions it can bring to the debate. We verified the fact that education professionals often do not have quality training and do not build adequate methodologies that help in the development of a child who has aggressive attitudes. Thus, knowledge and methodology make all the difference in a classroom, as they provide a good performance for the child, as well as a pleasant development of the class for the teacher. As abasis for the construction of this discussion, we rely on authors such as Bee (2003), Biaggio (2011), Félix López (2004), Wallon (2007), among others.
Palavras-chave: Formação docente
Educação infantil
Agressividade
Teacher training
Child education
Aggressiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Maria Saúde da Silva. A formação docente e a agressividade infantil. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8304
Data do documento: 30-set-2021
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