Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8286
Tipo: | Especialização |
Título: | Avaliação da aprendizagem no processo de inovação pedagógica: a incorporação das TDIC nas aulas de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Learning Assessment in the Pedagogical Innovation Process: the incorporation of TDIC in mathematics classes |
Autor(es): | Silva, Lilian Maria de Moura |
Primeiro Orientador: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fortes, Maria Dolores Alves |
Resumo: | O artigo versa sobre a avaliação da aprendizagem mediante o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas aulas de matemática como forma de possibilitar ao professor tornar-se um mediador no processo de ensino e aprendizagem e o aluno um protagonista através de sua participação ativa. Demonstra, ainda, por meio de uma pesquisa descritiva, pontos relevantes sobre a importância das tecnologias na educação, para em seguida, correlacionar aos instrumentos e procedimentos de avaliação. São apresentadas concepções teóricas para dar apoio à compreensão sobre o ato de avaliar como meio essencial para efetivar a aprendizagem. Dessa forma, o objetivo é investigar as possibilidades proporcionadas aos docentes e aos alunos ao utilizarem as TDIC como instrumentos e procedimentos de avaliação da aprendizagem na disciplina de matemática. |
Palavras-chave: | Avaliação da Aprendizagem Ensino de Matemática Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC |
Citação: | SILVA, Lilian Maria de Moura. Avaliação da aprendizagem no processo de inovação pedagógica: a incorporação das TDIC nas aulas de matemática. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8286 |
Data do documento: | 21-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação da Aprendizagem no processo de inovação pedagógica - a incorporação das TDIC nas aulas de matemática (2).pdf | 756.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.