00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro na versão Print and Play inspirado na história de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Development of a board game in Print and Play version inspired by the history of Alagoas
Autor(es): Costa, Débora Lavínia Assunção
Primeiro Orientador: Neves, Aline da Silva Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Nolasco, Ângela Xavier de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Vitorino, Danilo Fernandes
Resumo: A indústria de jogos vem crescendo no decorrer dos anos e, mesmo com o avanço tecnológico e os novos jogos digitais no mercado, os jogos analógicos seguem com um número alto de adeptos. O presente projeto destina-se a criação de um jogo de tabuleiro na versão Print and Play (Imprimir e Jogar) inspirado na história de Alagoas, buscando valorizar a história do estado, utilizando para isso os princípios de design. Para desenvolver o projeto se fez necessário o uso de duas metodologias distintas: a de Bonsiepe (1984) e a metodologia inspirada em Schreiber (2009), descrita por Cunegato e Lemos (2017). A união das duas metodologias comportam as fases necessárias para minimizar os erros projetuais, trazendo uma pesquisa ampla sobre os termos envolvidos no desenvolvimento do jogo e a validação do mesmo. O projeto teve como resultado a criação efetiva de um jogo de tabuleiro, passível de impressão em impressoras comuns, que trás alguns acontecimentos da história de Alagoas em suas cartas e no jogo como um todo. Para isso, tivemos a participação de dois grupos de estudantes de 8o e 9o ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Maria José Loureiro, que compõem um dos públicos específicos do projeto, para a aplicação de um teste com o protótipo do jogo.
Abstract: The games industry has been growing over the years and, even with technological advances and new digital games on the market, analog games continue with a high number of fans. This project aims to create a board game in the Print and Play version inspired by the history of Alagoas, seeking to enhance the history of the state, using design principles for this. To develop the project it was necessary to use two different methodologies: that of Bonsiepe (1984) and the methodology inspired by Schreiber (2009), described by Cunegato and Lemos (2017). The union of the two methodologies includes the necessary phases to minimize the design errors, bringing a broad research on the terms involved in the development of the game and its validation. The project resulted in the effective creation of a board game, capable of printing on common printers, which brings some events in the history of Alagoas in its cards and in the game as a whole. For this, we had the participation of two groups of students from the 8th and 9th grade of elementary school at the Escola Estadual Professor Maria José Loureiro, who make up one of the specific audiences of the project, for the application of a test with the prototype of the game.
Palavras-chave: Design
Jogos de tabuleiro
Alagoas - História
Design
Print and Play Game
History of Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design
Citação: COSTA, Débora Lavínia Assunção. Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro na versão Print and Play inspirado na história de Alagoas. 2021. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8239
Data do documento: 5-fev-2020
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