00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8234
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cidadania escolar: uma proposta de prevenção e combate ao cyberbullying nas aulas de inglês
Título(s) alternativo(s): Scholar citizenship: a proposal to prevent and face cyberbullying in english classes
Autor(es): Ferro, Ariane Ferreira
Primeiro Orientador: Makiyama, Simone
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
Resumo: O presente trabalho intenta apresentar uma proposta didático-pedagógica para o desenvolvimento da língua inglesa articulado a questões de cidadania, um dos temas contemporâneos transversais preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2019). Com base no aumento da vulnerabilidade dos educandos devido ao avanço das tecnologias da informação em nossa sociedade, tornou-se urgente a necessidade de estabelecer estratégias que satisfaçam as expectativas legais depositadas na escola. Para isso, procedimentos perenes devem ser adotados a fim de que o cuidado não seja a exceção mas, sim, a essência do ambiente escolar. Considerando o papel formador da escola, em que se “recomenda incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global” (BRASIL, 2019, p.15), apresenta-se, aqui, uma proposta de ensino com o intuito de refletir e combater o cyberbullying nas aulas de língua inglesa em conjunto com o desenvolvimento do letramento digital. Para este trabalho, foi feita pesquisa bibliográfica relevante sobre o tema bem como estudo sobre as pesquisas da ‘TIC educação’ e ‘TIC domicílios’, promovidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação - CETIC.Br. Como resultados esperados, almeja-se apresentar uma proposta pedagógica factível, que trabalhe o letramento digital com educandos em aulas de língua inglesa e que, além das habilidades linguísticas, os alunos também se apropriem de valores como respeito e empatia.
Abstract: The present work intends to present a didactic-pedagogical proposal for the development of the English language articulated to citizenship issues, one of the contemporary transversal themes recommended by the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2019). Based on the increased of students ’vulnerability due to the advancement of information technologies in our society, there was an urgent need to establish strategies that satisfy the legal expectations placed on the school. For this, perennial procedures must be adopted so the care won’t be an exception, but the essence of the school environment. Considering the school's formative role, in which “it is recommended to incorporate into the curriculum and pedagogical proposals the approach of contemporary themes that affect human life on a local, regional and global scale” (BRASIL, 2019, p.15), it is presented, here, a teaching proposal with the aim of reflecting and combating cyberbullying in English language classes through the development of digital literacy. For this work, relevant bibliographic research on the topic was carried out, as well as a study on the research of 'ICT education' and 'ICT households', promoted by the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society - CETIC. Br. As expected results, we aim to present a feasible pedagogical proposal that works with digital literacy with students in English language classes and that, in addition to language skills, students also appropriate values such as respect and empathy.
Palavras-chave: Língua inglesa - estudo e ensino
Letramento digital
Assédio virtual
Cidadania
English language teaching
Digital Literacy
Cyberbullying
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: FERRO, Ariane Ferreira. Cidadania escolar: uma proposta de prevenção e combate ao cyberbullying nas aulas de inglês. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8234
Data do documento: 29-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cidadania escolar - uma proposta de prevenção e combate ao cyberbullying nas aulas de inglês.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.