00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8229
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de membrana plasmática por investigação: uma abordagem didática para professores de biologia
Título(s) alternativo(s): The teaching of Plasma Membrane by investigation: an approach didactics for Biology teachers
Autor(es): Costa, Ana Gabriela Cavalcante Pereira Santos
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Luccas, Simone
Luccas, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
Fireman, Elton Casado
Resumo: O desafio atual do ensino de Ciências é mais complexo do que se fazer compreender um conteúdo específico, mas proporcionar meios pelos quais os estudantes se desenvolvam a partir de suas ações. Uma tarefa nada fácil para o estudante, tampouco para o professor. Devido às inquietações acerca do ensino de Biologia Celular, busca-se como objetivos específicos (i) analisar concepções de estudantes e graduados em Ciências Biológicas a respeito do Ensino de Ciências por Investigação voltado para o conteúdo de Membrana Plasmática; (ii) desenvolver material de auxílio ao professor de Biologia da Educação Básica como suporte ao Ensino por Investigação sobre a Membrana Plasmática; e (iii) identificar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre Membrana Plasmática para o ensino de Biologia no Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral no qual se baseia a pesquisa é contribuir com a prática de professores de Biologia da Educação Básica sobre o ensino de Membrana Plasmática a partir do Ensino de Ciências por Investigação. Com esta finalidade, utiliza-se de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e Análise de Conteúdo de respostas dos participantes desta pesquisa, o que possibilita reafirmar algumas necessidades encontradas entre profissionais e acadêmicos da área de ensino de Biologia, incluindo a ausência da utilização ou cogitação do ensino investigativo na área da Citologia. A partir disso, desenvolve-se um Produto Técnico Tecnológico, submetido a análise crítica pelo mesmo grupo pesquisado. A SEI construída integra o Produto Técnico Tecnológico do Mestrado Profissional, que apesar de ser pensado inicialmente para o professor (volume 1), se desdobra também em um material para os estudantes da 1a série do Ensino Médio (volume 2). Quanto às potencialidades da SEI para o ensino do conteúdo de Transporte através da Membrana Plasmática, levantam-se condições para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e pertencimento social na percepção dos participantes, o que condiz com um método possível e aplicável, promissor para motivar e promover assimilações obliteradoras. Também se presume que proporciona interação entre a Educação Básica, Ensino Superior e produções acadêmicas. Esta dissertação culmina na disseminação de informações sobre a sala de aula atual e uma abordagem didática investigativa.
Abstract: The current challenge of Science Education is more complex than making specific content understood, but providing ways in which students develop from their actions. Not an easy task for the student, nor for the teacher. Due to concerns about the Teaching of Cell Biology, specific objectives are sought (i) to analyze the conceptions of students and graduates in Biological Sciences regarding the Teaching of Science by Research focused on the content of Plasma Membrane; (ii) to develop support material for the Basic Education Biology teacher to support Teaching by Research on the Plasma Membrane; and (iii) to identify the potential of an Investigative Teaching Sequence (SEI) on Plasma Membrane for the Teaching of Biology in High School. Therefore, the general objective on which the research is based is to contribute to the practice of Basic Education Biology teachers on the Teaching of Plasma Membranes from the Teaching of Science by Research. For this purpose, a qualitative approach is used, with bibliographic research and Content Analysis of responses from the participants of this research, which makes it possible to reaffirm some needs found among professionals and academics in the field of teaching Biology, including the absence of the use or cogitation of investigative teaching in the area of Cytology. From this, a Technological Technical Product is developed, submitted to critical analysis by the same researched group. The built SEI integrates the Technological Technical Product of the Professional Master's Degree, which despite being initially thought for the teacher (volume 1), also unfolds in a material for the students of the 1stgrade of High School (volume 2). As for SEI's potential for teaching Transport content through the Plasma Membrane, conditions are raised for the development of Scientific Literacy and social belonging in the perception of the participants, which is consistent with a possible and applicable method, promising to motivate and promote obliterating assimilations. It is also assumed that it provides interaction between Basic Education, Higher Education and academic productions. This dissertation culminates in the dissemination of information about the current classroom and an investigative didactic approach.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Membrana Plasmática
Ensino por Investigação
Biology teaching
Plasma Membrane
Research Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: COSTA, Ana Gabriela Cavalcante Pereira Santos. O ensino de membrana plasmática por investigação: uma abordagem didática para professores de biologia. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8229
Data do documento: 4-nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de membrana plasmática por investigação - uma abordagem didática para professores de biologia.pdf11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.