00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8226
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do consumo de 3-indol carbinol sobre as concentrações de testosterona: uma revisão narrativa
Título(s) alternativo(s): Effects of consumption of 3-indol carbinol on testosterone concentrations: a narrative review
Autor(es): Gouveia, Jean Rodrigues
Primeiro Orientador: Barros Neto, João Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Nassib Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thays de Ataide e
Resumo: Introdução: A testosterona é o hormônio masculino responsável por induzir características andrógenas e reprodutivas. Níveis abaixo do limiar em homens, geram perda na qualidade de vida aos indivíduos. Além de ser decisiva em modalidades esportivas específicas, onde níveis mais elevados deste hormônio estão relacionados a maior desempenho atlético. O 3-indol carbinol, um nutracêutico parece exercer papel percursor para aumento de testosterona a partir de uma via antiestrogênica. Objetivo: Realizar revisão narrativa da literatura acerca dos efeitos da ingestão de 3-indol carbinol sobre as concentrações orgânicas de testosterona em humanos. Resultados: Nesta revisão, apenas uma pesquisa foi encontrada avaliando o efeito do consumo de 3-indol carbinol e sobre o aumento nos níveis de testosterona e nesta, não foi encontrada associação positiva entre o consumo deste fitoquímico e a melhora nos níveis do hormônio. Considerações Finais: Diante da revisão dos textos realizados, considera-se que o 3-indol carbinol ainda não foi suficientemente estudado. Deste modo, não foi possível observar, com segurança científica, o efeito dessa substância sobre a síntese da testosterona.
Abstract: .
Palavras-chave: Testosterona
Indol-3-carbinol (Nutracêutico)
Metabolismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Nutrição
Citação: GOUVEIA, Jean Rodrigues. Efeitos do consumo de 3-indol carbinol sobre as concentrações de testosterona: uma revisão narrativa. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8226
Data do documento: 21-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeitos do consumo de 3-indol carbinol sobre as concentrações de testosterona_uma revisão narrativa.pdf411.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.