Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8224
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aprendizagem significativa na pedagogia hospitalar : uma concepção ampliada de aula |
Título(s) alternativo(s): | Meaningful learning in hospital pedagogy: an expanded class conception |
Autor(es): | Silva, Iris Ferreira da Figueiredo, Jaciane da Guia |
Primeiro Orientador: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Inalda Maria dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
Resumo: | O processo de hospitalização na vida de crianças e adolescentes causa momentos de aflição, pois seu cotidiano é alterado. Neste sentido, os hospitais estão expandindo seu grupo de trabalho, compartilhando seu espaço com equipes multidisciplinares, buscando proporcionar um atendimento humanizado. O trabalho pedagógico nessas equipes contribui inteiramente no processo formal de escolarização dos indivíduos hospitalizados. Diante disso, este trabalho busca relatar uma experiência desenvolvida a partir do projeto de extensão “Estudar, não importa o lugar!” que articulou ações entre o Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e um hospital privado da cidade de Maceió, que disponibiliza leitos da ala pediátrica para o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta do artigo é apresentar como acontece o atendimento pedagógico no contexto hospitalar, suas práticas educativas, visando retratar um novo olhar da concepção de aula no espaço não escolar, baseado na aprendizagem significativa. Para a discussão, utilizamos como referencial teórico os estudos de Ausubel (1980), Fonseca (2008), e Rogers (2001). Os resultados identificam a relevância do trabalho pedagógico nos hospitais, pois colaborou com a adaptação da nova rotina de tratamentos, possibilitou que crianças e adolescentes continuassem exercitando os conteúdos curriculares aprendidos na escola regular, e proporcionou qualidade de vida através de uma aprendizagem significativa respeitando os limites e valorizando os conhecimentosnprévios de cada aprendiz. |
Abstract: | The hospitalization process in the lives of children and adolescents causes moments of distress, as their daily lives are changed. In this sense, hospitals are expanding their work group, sharing their space with multidisciplinary teams, seeking to provide humanized care. The pedagogical work in these teams contributes entirely to the regular schooling process of hospitalized individuals. Therefore, this work seeks to report an experience developed from the extension project “Studying, no matter the place!” which articulated actions between the Education Center (CEDU) of the Federal University of Alagoas (UFAL) and a private hospital in the city of Maceió, which provides beds in the pediatric ward for the Unified Health System (SUS). The purpose of the article is to present how pedagogical care takes place in the hospital context, its educational practices, aiming to portray a new look at the concept of class in the non-school space, based on meaningful learning. For the discussion, we used as a theoretical reference the studies of Ausubel (1980), Fonseca (2008), and Rogers (2001). The results identify the relevance of pedagogical work in hospitals, as it collaborated with the adaptation of the new treatment routine, made it possible for children and adolescents to continue exercising the curricular contents learned in regular schools, and provided quality of life through meaningful learning respecting limits and valuing the prior knowledge of each apprentice. |
Palavras-chave: | Aula Aprendizagem significativa Ambiente hospitalar Class Meaningful learning Hospital environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Iris Ferreira da, FIGUEIREDO, Jaciane da Guia. Aprendizagem significativa na pedagogia hospitalar : uma concepção ampliada de aula. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8224 |
Data do documento: | 11-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem significativa na pedagogia hospitalar - uma concepção ampliada de aula.pdf | 547.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.