00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8188
Tipo: Dissertação
Título: O papel dos modificadores em textos argumentativos de alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The role of the modifiers in the argumentative texts of students of high school
Autor(es): Neves, Maria Verônica Tavares
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Prado , Edna Cristina do
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o uso dos modificadores, especificamente, adjetivos e advérbios, como força argumentativa polifônica, em sete textos de alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Cajueiro – AL. A pesquisa foi realizada a partir do aporte teórico da semântica argumentativa de Ducrot (1987, 1988, 1989) e colaboradores, conhecida como TAL (Teoria da Argumentação na Língua), tendo por objetivos específicos: comprovar a argumentação como fato linguístico; verificar a força polifônica dos adjetivos e advérbios no funcionamento da língua; observar a imprevisibilidade e a incompletude na textualidade. Partiu-se do pressuposto de que há efeito de argumentação em todos os textos em que há encadeamento argumentativo, ou uma relação argumentativa convocando o texto para a interpretação. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que a argumentação é contraponto à deriva, mas suscetível à imprevisibilidade da língua, e que ela pode evitar um possível esgarçamento do sentido do texto. Com a análise do papel dos modificadores nos textos dos alunos, percebeu-se que os adjetivos e advérbios podem alterar polifonicamente a força argumentativa do léxico: aumentando, do caso dos modificadores realizantes (MR); abrandando ou invertendo, no caso dos modificadores derrealizantes (MD) ou reforçando a aplicabilidade de um predicado e ainda incidindo em um comentário subjetivo do locutor, no caso dos modificadores sobrerrealizantes (MS). Assim sendo, os modificadores auxiliam, apontam, direcionam os possíveis leitores sobre as intenções do locutor e, se bem trabalhadas pelos professores, podem auxiliar no ensino- aprendizagem da argumentação.
Abstract: This study aimed in general, to analyze the use of modifiers, especially, adjectives and adverbs, as polyphonic argumentative force within seven texts of High School level students, from a public school in Cajueiro city in Alagoas. This research had its theoretic supports on Argumentative Semantics by Ducrot and followers, known as LAT (Language Argumentation Theory). And in specific: confirm argumentation as linguistic fact; verify the argumentative force of adjectives and adverbs in the use of language; observe the unpredictability and incompleteness of textuality. It was taken into consideration the presupposition that there is effect of argumentation in all the text in which there is argumentative enchaining, or an argumentative relation convoking the text to be interpreted. In this perspective, we took into account the hypothesis that argumentation is a counterpart to drift, but susceptible to unpredictability to which language is submitted, and that it can avoid possible text tearing. It is what we could capture from the use of these words in the texts that were analyzed in the present study. It was noticed that even adding no meaning to the lexical word to which they are applied, adjectives and adverbs can polyphonically alter the argumentative force of this lexicon: enhancing in the case of the realizing modifier (RM); alleviating or inverting in the case of the derrealizing modifiers (DM) or reinforcing the applicability of a predicate or still inserted in a subjective commenting of the speaker, in the case of the overrealizing modifiers (OM). In this way, they give support, point out and give direction the readers about the intentions of the speaker, and so they are very important aspects that if well worked out by Portuguese Language teachers they can give support to the teaching-learning of argumentation.
Palavras-chave: Argumentação
Ensino médio
Modificadores
Argumentation
High School
Texts
Modifiers
Semântica argumentativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NEVES, Maria Verônica Tavares. O papel dos modificadores em textos argumentativos de alunos do ensino médio. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8188
Data do documento: 4-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel dos modificadoresvem textos argumentativos de alunos do ensino médio.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.