00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8176
Tipo: Dissertação
Título: A constituição de identidades em discursos argumentativos produzidos por alunos de um Instituto Federal de Ensino
Título(s) alternativo(s): The constitution of identities in argumentative discourses produced by students enrolled at a Federal Institute of Education
Autor(es): Dutra, Denise Magalhães
Primeiro Orientador: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Fábio José dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lúcia de Fátima
Resumo: A presente pesquisa busca investigar as constituições de identidades socioculturais de seis alunos de um determinado Instituto Federal de ensino, em perspectiva dialógica da língua portuguesa, sobretudo por meio da argumentação, considerada um espaço discursivo favorável para observação da constituição dessas identidades. Nesse espaço discursivo, percebe-se que a fusão e a distinção de enunciados destes alunos, formam um elo na corrente de produção de sentidos, a partir dos discursos dos outros (BAKHTIN,1981). As posições dos alunos, durante as aulas, no período dessa investigação, revelam a movimentação de suas identidades, as quais se deslocam em seus contextos culturais (HALL, 2013). Além disso, considera-se que algumas dificuldades socioculturais, nas quais os jovens de hoje estão imersos, típicas da sociedade pós-moderna ou líquida (BAUMAN,2005), influenciam o modo como suas identidades se constituem no ambiente da sala de aula. Esta pesquisa qualitativa consiste em um estudo de caso de cunho etnográfico (ANDRÉ, 1985), o qual fundamenta as reflexões, bem como as descrições da professora pesquisadora sobre uma de suas turmas, o 3º ano de ensino médio, por meio dos seguintes instrumentos de análise empregados na coleta de dados: produções escritas de discursos predominantemente argumentativos (ADAM, 2005), questionários, atividades escritas, interações várias, diálogos e debates em sala de aula. Tais práticas argumentativas, ao tratarem de temáticas sobre questões de gênero, crises no Brasil, cultura local, violência e cultura da paz, mostram que este estudo abre espaço para que o aluno, em horizonte mais amplo do que o da visão de ensino limitada aos conteúdos propostos pela ementa de seu curso, torne-se sujeito do próprio aprendizado. Diante do exposto este percurso de observação - reflexão - ação considera que para ensinar língua portuguesa em perspectiva dialógica, é necessário ao professor saber dialogar com o atual contexto contemporâneo; que as diversas identidades socioculturais podem ser compreendidas, nesses espaços discursivos interativos por meio do respeito e da tolerância; que as práticas argumentativas contribuem de forma significativa para produção escrita e para as compreensões dos diversos textos. Por isso: dialogismo, identidade e argumentação podem ser três bases que se relacionam de forma contínua no uso da língua na sala de aula, bem como nos mais variados momentos de nossa vida.
Abstract: This research aims to investigate the formation of sociocultural identities of six students enrolled at a Federal Institute of Education in a dialogical perspective of the Portuguese language, especially through argumentation, which is considered as a favorable discursive space for observing the development of those identities. In this discursive space, one can identify the fusion and the distinction of statements made by those students, forming a link in the strand of meaning production from the discourses of others (BAKHTIN, 1981). In the course of this investigation - during class time - students' standpoints show their identities being shifted, or moving around, according to their cultural contexts (HALL, 2013). Furthermore, some sociocultural challenges, in which today's youth is immersed, are considered to be typical of postmodern or fluidic society (BAUMAN, 2005), and they influence the way identities are constituted in the classroom environment. This qualitative research consists of an ethnographic case study (ANDRÉ, 2012), which bases the reflections as well as the descriptions of the researcher/teacher regarding one of her courses (senior year), through the following analysis used in data collection: written productions of predominantly argumentative discourses (ADAM, 2005), questionnaires, written activities, various interactions, dialogues and debates in the classroom. By utilizing such argumentative practices - when dealing with specific themes, such as gender issues, crises in Brazil, local culture, or violence and peace culture – this study gave the student space to become the subject of his own learning. This took place in a broader perspective beyond the traditional view of education limited to the contents proposed by a course syllabus. In view of the above, this observation-reflection-action quest considers that, in order to teach Portuguese in a dialogical perspective, instructors must know how to deal with the current contemporary context. Also, various socio-cultural identities can be understood in those interactive discursive spaces through respect and tolerance. Additionally, the argumentative practices contribute in a significant way to the written production and the comprehension of diferente texts. In conclusion, dialogism, identity and argumentation can become the three platforms that are continuously related to the use of language in the classroom, as well as in various moments of our lives.
Palavras-chave: Identidade
Dialogismo
Argumentação
Ensino e aprendizagem
Identity
Dialogism
Argumentation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: DUTRA, Denise Magalhães. A constituição de identidades em discursos argumentativos produzidos por alunos de um Instituto Federal de Ensino. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8176
Data do documento: 26-abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.