00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8171
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Custo de projetos de irrigação em função do desenho das tubulações
Título(s) alternativo(s): Cost of irrigation projects duo pipeline dising
Autor(es): Cavalcante, Aristides Constantino
Primeiro Orientador: Teodoro, Iêdo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Júnior, Ricardo Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Lyra, Guilherme Bastos
Resumo: As áreas de cultivo irrigado destacam-se por altos índices de produtividade e a partir dos números é possível obter um conhecimento breve dos custos e das vantagens e desvantagens da irrigação no mundo. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar os custos de implantação de projetos de irrigação com diferentes desenhos. O projeto foi elaborado para um experimento com a cultura de milho em uma área experimental no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O projeto técnico foi elaborado seguindo metodologias consagradas para dimensionamento de irrigação por gotejamento. O gotejador foi escolhido a partir da demanda hídrica total da cultura e respeitando a quantidade de horas de operação de 9 horas diárias, para operar a noite, horário de energia mais barata. A área irrigada foi de 38,0 m x 80,0 m totalizando 0,30 hectares, dividida em 5 setores. Conclui-se que o desenho 02 do projeto foi aproximadamente 50% a mais barato do que o desenho 01, resultando numa economia de R$ 5.414,02 reais e isso ratifica a necessidade de realização de um planejamento antes de instalar qualquer sistema de irrigação a fim de proporcionar economia e melhorar a dinâmica ou manejo da instalação dos projetos.
Abstract: Null
Palavras-chave: Custo de projeto
Desenhos de projetos
Sistemas de irrigação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: CAVALCANTE, Aristides Constantino. Custo de projetos de irrigação em função do desenho das tubulações. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8171
Data do documento: 10-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Custo de projetos de irrigação em função do desenho das tubulações.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.