00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A abordagem de debates sociais evidenciados pela mídia: proposta para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): The approach of social debates evidenced by the media: proposition for the teaching and learning of the portuguese language
Autor(es): França, Islane Rafaelle Rodrigues
Primeiro Orientador: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rosângela Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
Resumo: Considerando que o ensino de Língua Portuguesa é, muitas vezes, resumido a um trabalho com normas e estruturas, em que o aluno, por exemplo, é ensinado a organizar frases de maneira isolada e a analisar morfossintaticamente seus elementos, torna-se relevante que se repensem novos modos de se construir o processo de ensino e aprendizagem em jogo nas diversas situações de sala de aula. Diante disso, tendo em vista que, nos dias hodiernos, a mídia tem adentrado à sociedade de forma massiva, os debates sociais que circulam por meio dela podem se apresentar como uma proposta para apresentação de um novo modo de ensinar a língua. Nesse contexto, este trabalho, pautado no dialogismo bakhtiniano (2011) e inserido no escopo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), visou propor um ensino linguístico-discursivo e significativo, por meio da abordagem dialógica dos debates sociais, objetivando que o ensino de Língua Portuguesa se configure como um espaço de articulação entre estrutura e contexto, com o objetivo de ampliar os horizontes linguísticos, sociais e culturais dos alunos. É importante salientar que esta pesquisa, que seguiu a perspectiva qualitativa de cunho etnográfico e auto-observação com viés colaborativo, foi desenvolvida em uma escola particular da cidade de Maceió, em uma turma de 2ª série do ensino médio, e embasada a partir das noções de mídia (GUARESKI e BIZ, 2006), discurso (BAKHTIN, 2018), discurso de outrem (BAKHTIN, 2011), produção responsiva ativa (ZOZZOLI, 2012) professor reflexivo (ALARCÃO, 2011) e aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2003). Por fim, os dados analisados apontaram para o fato de que a aula desenvolvida a partir dessa proposta instigou o debate em sala de aula e levou os alunos a perceberem a língua no contexto de práticas sociais, ponto defendido pela Linguística Aplicada.
Abstract: Considering that Portuguese language teaching is often restricted to norms and structures, in which students, for example, are taught to organize isolated phrases and to analyze their elements morphosyntactically, it becomes relevant to rethink new ways of building the teaching and learning processes involved in different situations. Thus, to the extent that, in modern times, the media penetrates society in a massive way, the social debates that circulate through it can present themselves as a proposal to introduce a new way of teaching the language. In this context, this work, based on the Bakhtinian dialogism (2011) and inserted in the scope of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) aimed at proposing a linguistic-discursive and significant teaching through the approach of the social debates. The objective of this work is that the teaching Portuguese is established as a space of articulation of structure and context, intending to broaden the linguistic, social and cultural horizons of students. It is important to underline that this research followed the qualitative perspective of the ethnographic and self-observation and was developed in a private school in the city of Maceió, in a class of the second year of high school. It was based on the notions of media GUARESKI and BIZ, 2006), discourse (BAKHTIN, 2018), speech of others (BAKHTIN, 2011), production responsive atictive (ZOZZOLI, 2012), reflective teacher (ALARCÃO, 2011) and meaningful learning (AUSUBEL, 2003). Finally, the analyzed data pointed to the fact that the lesson, developed from this proposal, instigated the debate in the classroom and led the students to perceive the language in the context of social practices, a fact defended by Applied Linguistics.
Palavras-chave: Relação escola-mídia
Discussões e debates
Sala de aula
Pedagogia culturalmente relevante
Análise de discurso
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Media
Social debates
Speech of others
Production responsive atictive
Teaching Portuguese Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: FRANÇA, Islane Rafaelle Rodrigues. A abordagem de debates sociais evidenciados pela mídia: proposta para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa . 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística)-Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8161
Data do documento: 29-ago-2019
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