Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8150
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa: implicações para a formação docente |
Autor(es): | Souza, Manuela Cristina Oliveira |
Primeiro Orientador: | Costa, Adriana Deodato |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbalho, José Ivamilson Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ricardo Santos de |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão acerca da aprendizagem significativa, a partir do pensamento de Freire e Ausubel, além das suas contribuições para a docente. A pesquisa delineia-se também como uma análise das confluências e divergências entre os dois autores a respeito da importância dos conhecimentos e saberes prévios dos educandos, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Nessa análise, trouxemos a reflexão do que é realmente uma aprendizagem significativa sob a visão dos autores apresentados. Ao longo do trabalho, foram abordados o conceito dessa aprendizagem e a sua importância para a formação docente, defendendo a ideia de que, a partir de Paulo Freire, há um sentido de aprendizagem profundamente humanizadora e socializadora. |
Abstract: | This article aims to propose a reflection on meaningful learning from the thought of Freire and Ausubel and their contributions to teacher education. The research is also outlined as an analysis of the differences and confluences between the two authors regarding the importance of the students' previous knowledge and knowledge based on a bibliographical research. In this analysis, we brought the reflection of what really is a significant learning contained in their vision. Throughout the work, the concept of this learning and its importance for teacher education was addressed, arguing that from Paulo Freire onwards there is a sense of profoundly humanizing and socializing learning. |
Palavras-chave: | Educação Formação docente Formação de professores Aprendizagem crítica Aprendizagem significativa Ensino e aprendizagem Prior Knowledge Critical Learning Teacher training Paulo Freire David Ausubel |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SOUZA, Manuela Cristina Oliveira. Aproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa: implicações para a formação docente. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8150 |
Data do documento: | 23-set-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aproximações entre Freire e Ausubel sobre aprendizagem significativa implicações para a formação docente.pdf | 285.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.