06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Betânia Rocha de-
dc.creatorSouza Filho, Genário do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-11-16T14:27:50Z-
dc.date.available2021-11-16-
dc.date.available2021-11-16T14:27:50Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Genário do Nascimento. As mutações de Fabiano e o jogo metafórico em vidas secas, de Graciliano Ramos. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8141-
dc.description.abstractThis academic work has the object of studies the book Vidas Secas (1938), by Graciliano Ramos and is delimited in analyzing the metaphor as a resource of artistic expression. The analysis in Graciliano assumes, in this research, the objective of presenting the reality in which the writer is inserted, having in view is situated in what we call the Romance of 30 that consists in the second phase of modernism. With this, the funny productions start from what Bosi(2006) calls the Romance of critical tension, since in Vidas Secas, the reliable portrayal of reality, the language of denunciation and little refuse attributes to the author marks of the 30s, twentieth century. To this end, the research is justified in analyzing the metafáfora and taking it as na expression of meaning, meaning, for the relations between environment, narrator and characters. In this way, it is intended to perceive the semantic and stylistic value and to take it as a reference for the aesthetic construction, in which the narrator of Graciliano appropriates to build a metaphorized and poetic image of the word, determining to it value and artistic-literary sense. Thus, the methodology seeks to link itself to the discussions about the graciliânica language and the impositions of the heterodiegético narrator and dominator of the artistic language. Therefore, taking the bibliographic, qualitative research, we seek to trace a study on the graciliânica metaphor from its literary style, based on the theoretical studies of Bosi (2003; 2006), Bueno (2006), Black (2020), Candido (2006a; 2006b; 2014), Moisés (2004; 2006) and Silva (2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRomance brasileiropt_BR
dc.subjectRomance de 30pt_BR
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953pt_BR
dc.subjectVidas secaspt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleAs mutações de Fabiano e o jogo metafórico em vidas secas, de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudos o livro Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos e delimita-se em analisar a metáfora como recurso de expressão artística. A análise em Graciliano assume, nessa pesquisa, o objetivo de apresentar a realidade em que o escritor está inserido, tendo em vista está situado no que chamamos de Romance de 30 que consiste na segunda fase do modernismo. Com isso, as produções graciliânicas partem do que Bosi (2006) chama de Romance de tensão crítica visto que em Vidas Secas, o retrato fidedigno da realidade, a linguagem de denúncia e pouco recuscada atribui ao autor marcas da década de 1930, século XX. Para tanto, a pesquisa se justifica em analisar a metafáfora e tomá-la como expressão de significação, de sentido, para as relações entre ambiente, narrador e personagens. Dessa forma, pretende-se perceber o valor semântico e estilístico e tomá-lo como referência para a construção estética, em que o narrador de Graciliano se apropria para construir uma imagem metaforizada e poética da palavra, determinando a ela valor e sentido artístico-literário. Assim, a metodologia busca atrelar-se às discussões sobre a linguagem graciliânica e às imposições do narrador heterodiegético e dominador da linguagem artística. Portanto, tomando a pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, busca-se traçar um estudo sobre a metáfora graciliânica a partir de seu estilo literário, baseando-se nos estudos teóricos de Bosi (2003; 2006), Bueno (2006), Black (2020), Candido (2006a; 2006b; 2014), Moisés (2004; 2006) e Silva (2018).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As mutações de Fabiano e o jogo metafórico em vidas secas, de Graciliano Ramos.pdf602.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.