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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8129
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de Alagoas |
Autor(es): | Marques, Claudia Denise Sacur |
Primeiro Orientador: | Haddad, Lenira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Amorim, Luciano Henrique Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marcolino, Suzana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Veras, Elias Ferreira |
Resumo: | Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido de uma pesquisa mais ampla do PIBIC realizado na Universidade Federal de Alagoas que teve como objetivo investigar as compreensões das práticas pedagógicas de educação infantil a partir da discussão em Grupos focais por diferentes perfis de profissionais dessa etapa. É uma réplica da pesquisa de Jensen (2011) que buscou compreender a profissão de pedagogo numa perspectiva internacional e foi utilizada a metodologia Sophos no qual o seu foco são observações de segunda ordem. Esta versão envolveu o Brasil e a Dinamarca. Foram videogravados o cotidiano de uma instituição de EI da rede pública em cada país que foram exibidos a 12 Grupos Focais. Após as transcrições, os grupos foram analisados e foram identificados temas, mas para este trabalho foi selecionada a categoria gênero para aprofundar a pesquisa sobre a presença masculina na EI. Buscando revelar as crenças, princípios e valores que estão por trás das sensações e reações das participantes, visando a busca, não de uma resposta, mas de possibilidades de entendimento acerca dessas problemáticas apresentadas que orbitam a seguinte questão: por que para essas protagonistas a presença masculina no ambiente de educação infantil incomoda e desconforta tanto? Para tal, foram apresentados, na primeira seção, os contextos de educação infantil dinamarquês e o brasileiro e percursos metodológicos; e na segunda, foram feitas reflexões acerca da presença masculina em contextos de educação infantil dialogando com as protagonistas dos Grupos Focais. A Dinamarca dispõe de programas de incentivo para a entrada de homens na EI, estes ainda só compõem 5% dos profissionais que atuam na área, enquanto no Brasil são 3,4% sem qualquer incentivo governamental. E nos dois países ainda há uma resistência ao homem nesses espaços, principalmente em relação aos cuidados físicos pela desconfiança. Para atuar na EI com crianças de 0 a 6 anos é necessário que o profissional seja capaz de atender os interesses e necessidades da criança, dessa forma, não há registro de discriminação de gênero nas DCNEI. É possível combater a masculinidade hegemônica que parte de um modelo heteronormativo que exclui as diferenças e determina o homem como um ser heterossexual, viril, corajoso e racional, e construir outras possibilidades de masculinidades que tenham atributos como o afeto, sensibilidade e cuidado. |
Palavras-chave: | Educação infantil - Gênero. Educação infantil - Presença masculina. Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | MARQUES, Claudia Denise Sacur Marques.Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de Alagoas. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8129 |
Data do documento: | 11-dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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