00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8129
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de Alagoas
Autor(es): Marques, Claudia Denise Sacur
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amorim, Luciano Henrique Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee2: Veras, Elias Ferreira
Resumo: Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido de uma pesquisa mais ampla do PIBIC realizado na Universidade Federal de Alagoas que teve como objetivo investigar as compreensões das práticas pedagógicas de educação infantil a partir da discussão em Grupos focais por diferentes perfis de profissionais dessa etapa. É uma réplica da pesquisa de Jensen (2011) que buscou compreender a profissão de pedagogo numa perspectiva internacional e foi utilizada a metodologia Sophos no qual o seu foco são observações de segunda ordem. Esta versão envolveu o Brasil e a Dinamarca. Foram videogravados o cotidiano de uma instituição de EI da rede pública em cada país que foram exibidos a 12 Grupos Focais. Após as transcrições, os grupos foram analisados e foram identificados temas, mas para este trabalho foi selecionada a categoria gênero para aprofundar a pesquisa sobre a presença masculina na EI. Buscando revelar as crenças, princípios e valores que estão por trás das sensações e reações das participantes, visando a busca, não de uma resposta, mas de possibilidades de entendimento acerca dessas problemáticas apresentadas que orbitam a seguinte questão: por que para essas protagonistas a presença masculina no ambiente de educação infantil incomoda e desconforta tanto? Para tal, foram apresentados, na primeira seção, os contextos de educação infantil dinamarquês e o brasileiro e percursos metodológicos; e na segunda, foram feitas reflexões acerca da presença masculina em contextos de educação infantil dialogando com as protagonistas dos Grupos Focais. A Dinamarca dispõe de programas de incentivo para a entrada de homens na EI, estes ainda só compõem 5% dos profissionais que atuam na área, enquanto no Brasil são 3,4% sem qualquer incentivo governamental. E nos dois países ainda há uma resistência ao homem nesses espaços, principalmente em relação aos cuidados físicos pela desconfiança. Para atuar na EI com crianças de 0 a 6 anos é necessário que o profissional seja capaz de atender os interesses e necessidades da criança, dessa forma, não há registro de discriminação de gênero nas DCNEI. É possível combater a masculinidade hegemônica que parte de um modelo heteronormativo que exclui as diferenças e determina o homem como um ser heterossexual, viril, corajoso e racional, e construir outras possibilidades de masculinidades que tenham atributos como o afeto, sensibilidade e cuidado.
Palavras-chave: Educação infantil - Gênero.
Educação infantil - Presença masculina.
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: MARQUES, Claudia Denise Sacur Marques.Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de Alagoas. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8129
Data do documento: 11-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.