06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docente
Autor(es): Pereira, Maria Laura da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee1: Barbalho, José Ivamilson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
Resumo: A intensão deste trabalho é refletir sobre o currículo vinculado à educação indígena e à formação docentes com base em uma análise teórica, a partir de alguns autores, como: Cohn (2005), Grupioni (2003), Saviani (2011), Silva (2001), Teixeira (2005), sob o olhar de documentos norteadores da educação. Este estudo pretende contribuir para futuros debates sobre questões referentes à construção de currículos, educação escolar indígena e formação docente, em especial a indígena, a partir de uma compreensão de que o currículo escolar é uma das ferramentas de maior importância na escola e na sociedade. Ele é uma questão de poder e quem o detém determina que identidade está construindo ali. Ele é um instrumento de transmissão de conteúdos, valores e cultura. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de se formar educadores no interior da educação indígena a fim de haja maior vivência da realidade dos alunos indígenas e sua valorização enquanto sujeito social e cultural.
Abstract: This study aims to contribute to future debates on issues related to curriculum construction, indigenous school education and teacher training, especially indigenous, based on na understanding that the school curriculum is one of the most important tools within the school, both in society, it is a question of power, and whoever holds it determines what identity is building there for society. It is an instrument for transmitting content, values, and culture. My intention in this work is to reflect on the curriculum linked to indigenous education and teacher training, based on a theoretical analysis, based on some theorists such as: COHN (2005), GRUPIONI (2003), SAVIANI (2011), SILVA (2001), TEIXEIRA (2005), Under the look of documents guiding education.
Palavras-chave: Educação
Educação indígena
Formação docente
Currículo
Curriculum
Indigenous school education
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: PEREIRA, Maria Laura da Silva. Reflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8120
Data do documento: 2-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre o currículo escolar indígena e a formação docente.pdf891.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.