00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 02 EDUFAL - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CIÊNCIAS DA SAÚDE Livros de Saúde Coletiva - EDUFAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8115
Tipo: E-book
Título: Grupos de risco na pandemia de COVID-19: discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas
Autor(es): Melo, Luciana Costa (org.)
Vieira, Ana Carolina Santana (org.)
Moura-Sales, Camila De Barros Prado (org.)
Santos, Mariana da Silva (org.)
Santos, Layse Veloso de Amorim (org.)
Oliveira, Augusto César Alves de (org.)
Resumo: O momento em que vivemos nos desafiou a dar respostas às dúvidas desencadeadas por uma pandemia viral. Muitos modelos foram promovidos com a promessa de desaceleração da contaminação populacional e do número de mortes causadas pela COVID-19. O número de casos atingidos por essa pandemia, especialmente acelerado no Brasil, vem exigindo respostas rápidas de todos os setores da sociedade, o que envolve várias políticas setoriais. Além disso, esse cenário trouxe consigo uma luz sobre os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais no que diz respeito a determinantes no processo de saúde-doença ocasionado pelo vírus. A partir desses pressupostos, a sociedade começou a discutir mais sobre políticas de saúde; sobre a importância do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) e; sobre os investimentos em saúde e educação. Pois, com base nos dados epidemiológicos publicados, podemos inferir uma relação entre as diferenças sociais e o maior percentual de vítimas fatais. Partindo para uma visão técnica do que a pandemia ressaltou, chegamos ao ponto de uma ciência devastada pela falta de investimentos. Mas, ainda assim, seguimos com pesquisadores que não desistem diante da precariedade gerada por anos de negligência, amplificada no atual sistema. Neste livro, o Coronavírus é tratado de forma ampla e abrangente, como deve ser entendido. Seguindo uma sequência lógica, estão presentes nestas páginas: a contextualização da história, os dados epidemiológicos, a fisiopatologia do vírus, a Atenção à Saúde Primária e os grupos de risco. Ao decorrer das discussões levantadas, estão presentes também as fronteiras de um ambiente individual e coletivo, às quais todos pertencemos. Tenho certeza de que os leitores encontrarão neste livro as informações necessárias para o melhor entendimento sobre os aspectos que envolvem a COVID-19, em bases cientificamente comprovadas que visam ser um instrumento de grande valor para o processo de ensino-aprendizagem. Hoje esta obra é como uma lanterna que ilumina nossos dias sombrios. E é também um registro importante desse momento para quando ele estiver no passado.
Abstract: Null
Palavras-chave: COVID-19
Grupos de risco
Epidemiologia - Alagoas
Políticas públicas de saúde
Desigualdades sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: MELO, Luciana Costa; VIEIRA, Ana Carolina Santana; MOURA-SALES, Camila De Barros Prado; SANTOS, Mariana da Silva; SANTOS, Layse Veloso de Amorim; OLIVEIRA, Augusto César Alves de (org.). Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (130p.). ISBN 978-65-5624-053-4.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8115
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Livros de Saúde Coletiva - EDUFAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupos de risco na pandemia de COVID-19: discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas.pdf8.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.